Uma candidatura recusada e duas renúncias em Bento

O número inicial de candidatos a vereador em Bento Gonçalves vem diminuindo desde o começo do período eleitoral. Além de uma candidatura indeferida, dois outros nomes renunciaram e não disputarão uma vaga na Câmara de Vereadores em outubro. Com isso, até o fechamento desta edição, Bento Gonçalves conta com 167 candidatos nestas eleições, além de dez postulantes aos cargos de prefeito e vice.

O caso mais recente é o do comerciante Antonio Camerini (DEM), que nem chegou a tornar-se candidato. A Justiça Eleitoral indeferiu seu pedido de candidatura por considerá-lo inapto e proferiu decisão no final de agosto. E, segundo o Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves, não houve recurso por parte do candidato. Conforme relatório disponível no sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Camerini é inelegível por ter “condenação pela prática de crime ambiental” transitada em julgado em 31 de julho de 2007. De acordo com a legislação, quem é condenado por crime contra o meio ambiente e a saúde pública fica inelegível por oito anos após cumprimento de pena. Consta ainda no relatório que Camerini “não nega a existência da condenação, apenas mostra-se irresignado”.

Outros dois candidatos renunciaram e não disputarão as eleições de outubro. Jorge Lobo Pizzatto (PP) e Maribel Teresinha da Rosa (PTB) desistiram e, assim, também foram considerados inaptos pelo TSE. Conforme o Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves, eles não terão seus dados incluídos nas urnas.

Ainda há tempo para renúncias

Outros candidatos ainda podem renunciar, se desejarem. A partir do final do mês, porém, depois que as urnas forem carregadas com as informações dos candidatos do município, aqueles que desistirem não terão seus nomes retirados das urnas. Conforme o chefe do Cartório da 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves, Ricardo de Abreu, uma Junta Eleitoral avaliará, no momento da contagem, se os votos recebidos por eventuais candidatos que desistirem após terem seus nomes incluídos nas urnas serão anulados ou destinados às suas legendas.

Outros municípios

Em Monte Belo do Sul, o candidato a vereador Nestor Antonio Cecconi (PP) também renunciou à candidatura, permanecendo 28 nomes na disputa. Em Santa Tereza todos os 24 candidatos foram considerados aptos pela Justiça Eleitoral e não há nenhuma baixa. Em Pinto Bandeira houve uma renúncia, do candidato Nestor Paese (PP). Com isso, 26 nomes concorrem às nove vagas em disputa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA