Uma Noite Italiana da AGAS em Porto Alegre

“Uma Noite Italiana” foi realizada pela AGAS na quinta-feira (10), no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre

Uma Noite Italiana da AGAS em Porto Alegre.
Chico, o “vendedor raiz”, arrancou risadas do público durante o evento. Fotos: Larry Silva

Porto Alegre (RS) – Com espírito de família italiana, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) promoveu a primeira edição de Uma Noite Italiana na última quinta-feira (10), no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre. O evento homenageou os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, com destaque para a gastronomia típica.

A data da confraternização não foi escolhida por acaso: o Dia Mundial da Pizza. A AGAS transformou a celebração em um verdadeiro banquete, repleto de sabores italianos. “Nosso papel também é o de agregar as famílias. Queremos comemorar esse dia porque as pessoas têm necessidade desse convívio com os familiares, com os amigos, e os supermercados proporcionam isso, juntamente com todos esses nossos patrocinadores e apoiadores que estão aqui”, afirmou o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo.

Cerca de 850 convidados participaram do evento, que ofereceu estações gastronômicas com pratos típicos. Da pizza às receitas regionais como polenta mole e galeto, passando por massas artesanais, queijos variados, vinhos e espumantes, a noite celebrou a herança culinária italiana presente no cotidiano gaúcho. Um dos destaques foi uma máquina especial, que cozinhava a farinha de milho na hora e servia a polenta quentinha na cumbuca direto para os participantes.

Além da gastronomia, o evento também exaltou manifestações culturais e religiosas herdadas dos imigrantes. “Os imigrantes tinham muita fé, e as famílias homenageavam os santos quando obtinham alguma graça, construindo pequenos templos às margens da estrada. Inauguramos uma rota turístico-cultural na Serra, chamada Rota dos Capitéis, para valorizar essas histórias que são muito importantes para nós”, contou Marijane Paese, coordenadora do projeto iniciado em 2020.

A música italiana também ganhou espaço no palco, com apresentações da cantora Inês Rizzardo, do pianista Rodrigo Soltton, da banda Ragazzi dei Monti e do grupo de danças folclóricas Fabemballare. O clima descontraído teve ainda a presença do humorista Chico, o “vendedor raiz”, que encarnou o tradicional gringo italiano.

Com clima festivo, familiar e solidário, o evento também teve propósito social. A AGAS entregou um cheque de R$ 10 mil ao Educandário São João Batista, que atende 160 crianças cadeirantes com deficiência.

Durante o evento, a entidade também anunciou que fará uma nova doação na abertura da ExpoAgas, no dia 18 de agosto, ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), que busca recursos para a expansão da unidade hospitalar.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também