Uma vida dedicada ao pádel

O dia nem amanheceu e o som de bolinhas tocando fervorosamente nas raquetes ecoa no Clube Padel Pro, em Bento Gonçalves. São 6h da manhã e Juliano Cunha Bergamini já está em quadra ensinando o esporte que pratica desde criança: o pádel. Aos 36 anos de idade, o padelista, atleta da Seleção Brasileira e multicampeão é um incansável fomentador do esporte. Porto-alegrense de nascimento e bento-gonçalvense de criação, escolheu a cidade para ser referência no Brasil na modalidade e acaba de inaugurar o segundo clube dedicado à prática na cidade.


 

A simplicidade é uma das principais características de Bergamini. É comum vê-lo dedicando horas do seu dia a pessoas que nunca tocaram em uma raquete. Parte desse empenho vem da ideia de aumentar cada vez mais o número de praticantes de pádel na cidade e no país – e, para isso acontecer, incentivo é fundamental. Bergamini é prova disso. No início de sua carreira no esporte, teve grandes treinadores e professores. “Tina, Fernando Sanchez, Ricardo Bengoechea e Federico González foram importantes para meu crescimento”, destaca. 


 

Para ser reconhecido, no entanto, participar de competições era fundamental. O atleta teve o “empurrão” de um empresário da cidade para isso. “Em uma conversa descontraída, em meados do ano de 1990, o senhor Ademar De Gasperi questionou como eu pagava as despesas dos torneios. Contei que meus pais bancavam praticamente tudo. Ele então me pediu um projeto e eu encaminhei à empresa dele, a Carraro Móveis. Isso deu condições para eu me profissionalizar”, conta Juliano, que teve patrocínio para roupas, inscrições e transporte. “Eu me sentia na obrigação de apresentar bons resultados”, conta ele, que teve como ponto alto da carreira o ano de 1998, quando foi a Madrid, com seu parceiro da categoria de menores Roberto Silveiro, o Betinho, “um dos melhores e mais pacientes direitas desse país”, segundo Bergamini.


 

Na Europa, ele teve oportunidade de conhecer e jogar em quadra de vidro e, desde então, alimentou o sonho de montar um clube assim em Bento. “Essa seria a combinação perfeita: um clube de pádel com quadras profissionais, modelo europeu, na cidade de Bento Gonçalves”, descreve. Na época, Bergamini já dava aulas de pádel na quadra que alugava, localizada atrás da Jane Beauty Centro Estético, no centro – que hoje leva o nome da Padel Pro. O desejo de construir novos espaços, diferentes de tudo que existia no Brasil, foi compartilhado com seu aluno Matheus Scotton, que abraçou a ideia. Juntos, eles montaram a Padel Pro.  “No início, construímos três quadras de vidro e nem tínhamos público para isso. Mas, com muito esforço, fomos crescendo e logo foi necessário construir mais duas quadras”, conta. O clube Padel Pro comemorou 6 anos em janeiro.


 

Na última quinta-feira, dia 6, em mais uma aposta para fomentar o esporte e atender a uma demanda que não para de crescer, a dupla de sócios inaugurou mais uma unidade, localizada no bairro Santo Antão, desta vez com quatro quadras, também com padrão europeu. Além disso, Bergamini auxiliou e ajudou alunos e frequentadores da Padel Pro a abrirem clubes em cidades da região, como em Garibaldi e em Caxias do Sul.

Família no mundo do pádel
Tanto envolvimento no esporte acabou mudando a vida de toda a sua família. Lucas Bergamini, o irmão mais novo de Juliano, cresceu jogando pádel sob a orientação dele e hoje é atleta da principal competição do mundo, o WPT. Seus pais o acompanharam na Espanha e, além estarem ao lado do caçula nas competições pela Europa, também trabalham em um clube de pádel em Madrid. 


 

Casado com Débora Reis, que também dá show nas quadras, Juliano também se dedica a criação da Malu, de um ano, que possivelmente será uma padelista, tendo em vista a frequência que é vista tentando segurar a raquete com suas mãozinhas.



 

O que Juliano espera mesmo é que o pádel continue crescendo e que passe a ser o esporte de mais e mais famílias. “Tudo que estamos fazendo aqui em Bento não é para mim, para minha família ou para meu sócio: é para a cidade! Queremos que as pessoas conheçam o esporte mais legal do mundo, que se divirtam, que pratiquem, que venham jogar e que se tornem mais um membro do ‘somos loucos por padel’”, completa.



 

 

SÉRIE ESPECIAL:

Esta é a 126ª reportagem da Série “Vida de…”, uma das ações de comemoração aos 10 anos do SERRANOSSA e que tem como objetivo contar histórias de pessoas comuns, mostrando suas alegrias, dificuldades, desafios e superações e, através de seus relatos, incentivar o respeito. 


Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também