Unhas amareladas exigem atenção
A maioria das mulheres gosta de pintar as unhas, mas quando a coloração natural sofre alterações é preciso verificar a causa, pois esconder o problema por baixo do esmalte não resolve. Algumas manchas podem ser resultado do uso contínuo de esmaltes, principalmente de cores escuras. Mas podem também sinalizar fungos, infecções ou outras patologias que requerem tratamento médico.
O dermatologista Gilberto Shiaveni, de Caxias do Sul, diz que manchas amareladas acompanhadas de descamação, tipo farinha, são características de fungos. Se o tratamento for feito no início, a unha pode ser recuperada. “Quando o fungo está muito adiantado, provoca a queda da unha. Nesse caso nasce uma saudável, mas é preciso prevenir para que o fungo não volte a atacar”, explica Shiaveni.
O especialista lembra que é preciso fazer a esterilização dos equipamentos de cortar as unhas, tais como tesouras e alicates, sempre que for usá-los, para evitar a contaminação por bactérias. O médico recomenda que não sejam cortadas as cutículas e sim apenas empurradas, para dar um melhor efeito estético, sem prejudicar a saúde. “A cutícula serve para proteger a região contra fungos e bactérias e quando é cortada deixa a região mais suscetível a enfermidades”, destaca.
Em países da Europa e nos Estados Unidos é proibido, por lei, retirar as cutículas. Aqui no Brasil o hábito é comum, mas já existem cremes específicos para reduzir o crescimento da pele ao redor das unhas, estimulando a mudança no hábito.
Os problemas com as unhas normalmente são mais comuns nos pés, principalmente no inverno, quando o uso de calçado fechado é constante. A podóloga Neusa Lopes, de Caxias do Sul, diz que manchas amareladas nas unhas dos pés normalmente são micoses ou mesmo infecções causadas por unhas encravadas ou outras patologias, que devem ser tratadas por podólogos ou médicos. Para prevenir, o indicado são os calçados macios, que permitam movimentar o pé dentro e não deixar a unha crescer muito, nem cortar rente demais.
Como clarear unhas amareladas
Quando as unhas estão saudáveis, mas com aparência amarelada pelo uso excessivo de esmaltes escuros, recomenda-se colocá-las de molho durante dez minutos em um pote com água morna misturada com uma colher de sopa de água oxigenada volume 10. Para evitar ou reduzir o amarelão nas unhas, use sempre uma base antes de pintá-las.
Dicas para ter unhas saudáveis
Levar o próprio kit de manicure ao salão de beleza: principalmente para evitar micoses. O fungo pode passar de uma unha para outra por meio da lixa ou de material não esterilizado;
Usar luvas para lavar louça e prevenir alergias nas mãos: os detergentes costumam conter substâncias nocivas para a cutícula de pessoas predispostas a dermatites de contato. As luvas são uma boa forma de proteção;
Preservar sempre a cutícula: ela serve para proteger a matriz da unha e impedir o surgimento de infecções ou micoses. As cutículas devem ser empurradas e nunca cortadas com tesoura ou alicate;
Evitar o uso constante de esmalte: especialistas recomendam deixar as unhas “respirarem” de vez em quando. Uma dica é retirar o esmalte um dia antes de fazê-las. Para evitar alergias indesejáveis, que comprometem a saúde da cutícula, é bom fugir de esmaltes e produtos à base de tolueno e formaldeído;
Troque a acetona pelo removedor de esmaltes: a acetona se aplicada com frequência pode ressecar as unhas;
Corte as unhas dos pés com o formato reto: isso ajuda a evitar unhas encravadas;
Use meias 100% algodão: são as melhores para absorver a umidade e, consequentemente, evitar os fungos.
Fonte: Revista Viva Saúde (revistavivasaude.uol.com.br)
Reportagem: Alexandra Duarte
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa