União das forças de segurança

A criação do Departamento Municipal de Segurança e Ação Urbana é uma das propostas de governo da administração Guilherme Pasin. O setor estará ligado à secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Smurb) e, segundo o secretário Mauro Moro, a implantação está em fase de negociação. “O setor unirá os órgãos ligados à segurança pública, a fim de torná-los uma só força e realizar a aproximação da comunidade, objetivando que ela seja mais participativa”, destaca.

Um dos primeiros projetos a serem englobados pelo Departamento é o Policiamento Comunitário. O programa, desenvolvido pelo governo estadual, voltou a ser discutido em Bento Gonçalves no final de janeiro, com a vinda à cidade do coordenador do programa no Estado, coronel Júlio César Marobin. “Essa iniciativa é prioridade por tratar-se de um investimento do governo, ou seja, que envolve o nosso dinheiro, pago nos impostos, e não podemos deixar que esta verba seja perdida. Agora queremos regularizar a situação e colocar o projeto em andamento”, enfatiza. Ainda não está definida a data de implantação do Policiamento Comunitário na cidade.

Guarda Municipal

A criação da Guarda Municipal também será de responsabilidade do setor, mas, conforme Moro, ainda é cedo para abordar o assunto. “É muito empírico por ora discutir a implantação. Já foi criada em lei, mas teremos que avaliar se realmente irá atender ao princípio de melhorar a segurança da comunidade”, explica. Controlar as entradas e saídas da cidade através do videomonitoramento, assim como a criação de núcleos de moradores nos bairros – que possam opinar, sugerir e solicitar atendimentos – são algumas das prioridades do departamento. 

Participação comunitária

Apesar de não haver previsão de implantação, o secretário afirma que, para o bom desempenho de qualquer projeto, é necessária a participação da comunidade, seja denunciando, sugerindo ou agradecendo pelos serviços prestados. “Queremos uma população participativa, tanto através das associações de bairros quanto dos moradores de modo geral. Para que o sistema funcione de forma organizada, é necessária a participação de todos. O cidadão deve também realizar a fiscalização dos serviços e cobrar”, salienta.

Demandas emergenciais

A prioridade no momento, segundo o secretário Mauro Moro, é atender a demandas emergenciais, como troca de lâmpadas, reparos nos semáforos, pintura de faixas de pedestres em frente às escolas do município, entre outras solicitações feitas pela comunidade ao canal Fala Cidadão. “Temos a ideia de automatizar o serviço, oportunizando que aconteça a resposta por e-mail. Isso já vem sendo realizado em outras cidades gaúchas”, explica. O estabelecimento de prioridades foi necessário em função dos reflexos da grave crise financeira enfrentada pelo município, além do grande número de solicitações feitas durante o mês de janeiro.

Contato

Solicitações de trocas de lâmpadas, pintura de meio-fio e faixas de pedestres, assim como reparos e colocação de placas, entre outros itens, devem ser realizadas através do telefone 0800 979 6866 (ligação gratuita).

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.