“Única certeza é a da mudança”
“Qualidade não é mais suficiente para manter um negócio. A única certeza que temos é a da mudança e a inovação é o mais importante”. Foi assim que o secretário executivo da Associação Qualidade RS – Programa Gaúcha da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Ildebrando Pierry, iniciou sua palestra-almoço na última segunda-feira, dia 18, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG). O assunto silenciou o auditório por uma hora. Mais de 100 empresários assistiram atentos a explanação de Pierry, que com propriedade falou das ações do programa dando dicas de como uma empresa pode, através da gestão, alcançar melhores resultados.
O presidente do CIC/BG, empresário Henrique Tecchio, disse que ao completar 97 anos a entidade resgata com força máxima um dos melhores, se não o melhor, programa de qualidade do Brasil. “Estamos retomando o Qualidade RS – PGQP justamente para auxiliar e qualificar de forma eficiente as empresas da região, independente do porte”, destacou. Para isso, o evento também reservou um momento para oficializar a posse do novo presidente do Comitê Regional 521 do PGQP, Emerson Spadetto, que apresentou sua equipe e falou das diretrizes que nortearão o trabalho até 2013.
Tecchio ressaltou, ainda, que uma das questões amplamente defendida pelo CIC/BG nos últimos anos é a minimização do impacto sofrido pelas micro e pequenas empresas em relação aos encargos e políticas tributárias e fiscais, que aumentam anualmente e oneram ainda mais a economia.
Há 18 anos no Rio Grande do Sul, o PGQP traz exemplos de melhoria de gestão tanto no setor público quanto privado. Pierry explicou que no início o programa era aplicado somente na indústria. “Tínhamos dificuldade de adaptação com outros setores. Hoje não existe mais isso”, esclareceu. Com o mercado em permanente transformação, a necessidade de adaptação se torna imprescindível e o que se planejava para cinco anos hoje se pensa para os próximos 20 anos.
O secretário executivo do PGQP salientou que todos buscam a mesma coisa: qualidade de vida. De acordo com ele, isso só acontece quando se constrói uma sociedade equilibrada, consciente, mas para isso é preciso desenvolver a democracia. “Precisamos pensar em setores que hoje são problemas globais como infraestrutura, energia, alimentação e transporte, por exemplo. A gente não sabe para onde o Brasil está indo. Se não sabemos para onde vamos qualquer caminho serve”, frisou.
O programa, que tem o desafio de dobrar o PGQP em 2012, quando completa 20 anos, está à disposição de qualquer tipo de organização que deseja ter melhores resultados. Sem perder tempo as empresas podem usufruir dos programas oferecidos de forma gratuita. Para isso, basta entrar em contato com o CIC/BG pelo telefone (54) 2105.1999. Nos próximos dias será realizada uma reunião de sensibilização sobre o Sistema de Avaliação da Gestão Simplificada (SAGS). Com consultoria gratuita, o SAGS dá suporte ao diagnóstico, capacitação e aperfeiçoamento. Mais de 300 empresas já participaram do sistema.
Durante a palestra foi enfatizado o Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2011. As empresas que se inscreverem recebem gratuitamente uma análise de gestão personalizada como apoio em preparação as oportunidades como a Copa de 2014 e as Olimpíadas no Brasil. As inscrições estão abertas até 15 de agosto. Mais informações pelo site www.premiompe.sebrae.com.br.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br