Unidade sentinela, atendimento nos postos e novos médicos. Como Bento está lidando com os problemas na UPA 24h

Na quarta-feira, 04/05, o SERRANOSSA recebeu mais relatos de moradores indignados com a demora no atendimento. Prefeitura reforça que pacientes podem também procurar as unidades de saúde dos bairros para sintomas gripais

Foto: Eduarda Bucco/Arquivo SERRANOSSA

Nesta semana o SERRANOSSA procurou, novamente, a prefeitura de Bento Gonçalves para tratar sobre as reclamações referentes à UPA 24h do bairro Botafogo. Na quarta-feira, 04/05, duas moradoras contataram o jornal para relatar indignação quanto à demora no atendimento. A nora de uma delas teria chego na unidade de saúde às 8h e somente sido atendida por volta das 15h. Já o filho de outra desistiu de esperar e, com o auxílio do jornal, conseguiu agendar uma consulta para a parte da tarde na unidade de saúde central do município.

Movimento na UPA na manhã de quarta, 04/05. Foto: arquivo pessoal

Apesar dos novos relatos, a secretaria municipal de Saúde afirma que as medidas implantadas na semana passada têm ajudado a minimizar o problema. A principal delas, conforme destaca a secretária de Saúde Tatiane Fiorio, foi a abertura da unidade sentinela. Das 17h às 21h – considerado horário de pico de atendimentos – os moradores com sintomas leves podem procurar a Unidade Zona Sul, ao lado da UPA 24h no Botafogo.

Outra medida posta em prática foi a ampliação do número de consultas clínicas nas unidades de saúde dos bairros. Além de casos leves, pacientes com sintomas gripais também podem ser atendidos diretamente nos bairros e no PA Zona Norte (bairro São Roque). Antes, o fluxo se concentrava apenas na UPA 24h. “As unidades de saúde fazem uma quantidade de consultas por agendamento e, agora, estão fazendo quatro encaixes por dia”, explica a secretária. “Ontem [04/05] inclusive, no posto da Fenavinho havia vagas para consultas. Então temos algumas unidades com sobra de consultas clínicas”, revela.

Na próxima semana, os primeiros médicos contratados a partir do processo seletivo feito recentemente pela prefeitura já deverão iniciar suas atividades na UPA 24h. Com o aumento do fluxo, o Poder Público abriu, às pressas, vagas para 28 profissionais plantonistas, sendo 14 clínicos gerais e 14 pediatras. “Tivemos 17 inscritos. Chamamos os 14 primeiros classificados e os profissionais tinham até sexta [29/04] para confirmar a inscrição. Nove confirmaram [um pediatra e oito clínicos gerais] e essa semana estão fazendo a entrega de documentos e exames admissionais”, informa a secretária Tatiane. Atualmente, todos os médicos que atuam na UPA 24h são contratados a partir de uma empresa terceirizada. A expectativa é que o processo seja reaberto para compor as vagas não preenchidas.

Questionada sobre os relatos que continuam chegando ao SERRANOSSA, a secretária argumenta se tratarem de “situações pontuais”. “Tivemos sim um aumento de volume de atendimentos, muito em conta das mudanças de tempo. Então temos algumas situações mais pontuais de estourar horários de ficha. Também têm alguns pacientes que precisam fazer exames ou receber algum medicamento, o que acaba estendendo o tempo de permanência no atendimento. Temos que analisar caso a caso”, afirma. “Estamos monitorando isso constantemente. Agora mesmo tenho 18 pacientes em ficha verde, seis em azul e dois amarela. São 26 pacientes aguardando atendimento na UPA. É um horário que temos maior volume e troca de plantão”, comentou a secretária em relação ao movimento na noite de quinta-feira, 05/05.