Urbotip simplifica pedidos à prefeitura

Uma ferramenta simples e gratuita, criada para facilitar a comunicação entre a comunidade e o Poder Público e desburocratizar demandas como recolhimento de entulhos, limpeza, fiscalização ou obras. Essa é a essência da rede social Urbotip, que tem servido como instrumento para os bento-gonçalvenses em uma ação inédita na Serra Gaúcha. O sistema já tem mais de 250 usuários cadastrados e recebe, em média, 60 solicitações a cada mês. Segundo a prefeitura, a resposta costuma ser dada em um prazo de até 30 dias. 

A ferramenta pode ser acessada on-line ou por aplicativo para sistemas de celular Android e iOS. Como um dos diferenciais está a possibilidade de localizar o problema no mapa, incluir fotos e vídeos e compartilhar em redes sociais como o Facebook para que outras pessoas também possam aderir à causa. O usuário também tem acesso às solicitações feitas por outros moradores da cidade e pode apoiá-las. As demandas que são de responsabilidade da prefeitura, como limpeza de ruas, fiscalização de terrenos, recolhimento de entulhos e pavimentação, entre outras, são monitoradas pela equipe da Ouvidoria. A resposta é dada na própria causa, que fica salva no perfil do usuário.  O passo a passo é bem didático e interativo.


Como usar o Urbotip

*Na internet, pode ser acessado pelo site www.urbotip.com. A pessoa também pode fazer o download do aplicativo na Play Store, para celulares Android, e na App Store, para celulares com sistema iOS.

*Após a instalação, na primeira tela é possível se conectar com a conta do Facebook ou Google+. Permita que o aplicativo utilize o GPS e depois clique em “Aceitar” após ler os termos de condições de uso do Urbotip. Em seguida, o app irá reconhecer a localidade que você deseja reportar o ocorrido.

*Clique no sinal “+” e, se desejar, adicione uma imagem do seu Facebook ou faça uma foto diretamente do app. Caso não queira enviar uma imagem, clique em “Pular” para inserir apenas informações. Na próxima tela, você irá descrever o que deseja que melhore naquela localidade como tapar buracos, podar árvores, tocar uma lâmpada, recolher entulhos, melhorar a sinalização, instalar uma sinaleira etc.

*As causas podem ser classificadas em 12 categorias: infraestrutura, saúde, transporte público, lixo, trânsito, educação, segurança, meio ambiente, urbanismo, poluição, acessibilidade e saneamento. Escolha uma categoria entre as diversas disponíveis. Todas são expostas em ícones. Se quiser compartilhar no Facebook, deixa o botão “on” ativado. Por fim, clique em “Publicar” e aguarde.

*Na tela principal, no ícone “Meu perfil”, você tem armazenadas as causas que incluiu assim como notificações e apoio de amigos. No mapa, é possível visualizar as causas deixadas por outras pessoas. Basta clicar em qualquer uma delas para apoiar ou comentar sobre o que pode ser feito.


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