Urgente: Avião de Lula voa em círculos no México

Pilotos aguardam a queima de combustível necessária para realizar pouso de emergência

VC-1, o A319 presidencial do Brasil. Foto: Marcos Corrêa/Palácio do Planalto

Nesta terça-feira, 1º de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que o avião presidencial VC-1, transportando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva, está sobrevoando a Cidade do México após apresentar problemas técnicos logo após a decolagem. O presidente estava no México cumprindo agenda oficial nos últimos dois dias.

Protocolo

De acordo com a FAB, os pilotos seguem os protocolos de segurança e estão aguardando o consumo de combustível necessário para realizar um pouso de emergência no aeroporto da capital mexicana. A FAB não forneceu detalhes adicionais sobre o incidente.

Pilotos voam em círculos para gastar combustível antes de a aeronave retornar ao aeroporto da Cidade do México.
Pilotos voam em círculos para gastar combustível antes de a aeronave retornar ao aeroporto da Cidade do México. Imagem: Reprodução/FlightAware
Leia a nota oficial completa assinada pelo comandante da FAB, Marcelo Damasceno

Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).

Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.

Atenciosamente,

Ten Brig Ar MARCELO KANITZ DAMASCENO
Comandante da Aeronáutica