URGENTE: Tacchini chega ao limite e atendimentos de saúde passam a ser concentrados na UPA

A escalada de novos casos de Covid-19 e o aumento no número de internações em todo o Rio Grande do Sul atingiu também a estrutura de saúde em Bento Gonçalves.  A prefeitura comunicou na noite deste sábado, 06/03, que, devido ao aumento de atendimentos e internações no Hospital Tacchini, passa a atender toda a demanda de pacientes da cidade na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo.

O hospital comunicou a administração municipal que está com 140% de ocupação da estrutura para pacientes críticos (63 pacientes em regime de UTI); desses, 08 pacientes estão na porta no Pronto Socorro. Além disso, de acordo com a diretora técnica do Tacchini, doutora Nicole Alberti Golin, o uso de respiradores chegou a 83,3%, taxa mais alta de utilização até o momento, desde março de 2020. O hospital ainda tem na Unidade de Internação mais três pacientes com risco iminente de agravamento e necessidade de UTI. “Portanto, chegando ao limite máximo previsto do que poderíamos suportar de pacientes em regime de cuidados críticos dentro da nossa estrutura (66 pacientes = COLAPSO)”, disse em nota enviada as lideranças internas do hospital.

Em consequência disso, o hospital não possui mais condições de absorver pacientes. “As equipes estão enfrentando a pandemia além do limite de suas possibilidades, empenhados em salvar o maior número possível de vidas, ficando impossibilitada de acolher mais pacientes críticos”, completou Nicole.

A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou que não estão sendo medidos esforços para absorver toda a demanda de pacientes. Para isso, foi reorganizado o fluxo de atendimento na UPA. “Reorganizamos nossas equipes, estamos cientes do momento crítico e os esforços que o Hospital Tacchini está fazendo para atender a demanda de pacientes. Por isso, já estamos com as equipes prontas para receber todos os pacientes que necessitarem seja SUS ou privado”, disse.

O prefeito Diogo Siqueira destaca que “nenhum paciente ficará sem atendimento em nossa cidade. Nossas equipes não medirão esforços para atender a todos. E estamos em contato com o Hospital Tacchini oferecendo todo apoio para este momento de dificuldade”, afirma .

Todo atendimento SUS ou particular deve ser encaminhado diretamente para UPA, no bairro Botafogo.

 

Confira nota oficial do Tacchini: