Vacinação contra a gripe inicia na próxima semana
Inicia na próxima segunda-feira, dia 10, a vacinação contra gripe em Bento Gonçalves. O Rio Grande do Sul antecipou em uma semana as imunizações em relação à campanha nacional. A recomendação é que nesta primeira semana sejam priorizados servidores da área da saúde e idosos. O município terá 30 mil doses disponíveis para aplicação nos grupos de risco. As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), exceto nos bairros Cohab 2 e Maria Goretti e nas localidades de São Valentim e 15 da Graciema.
Além de idosos, crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), doentes crônicos com apresentação de prescrição médica ou cópia de uma receita atualizada datada deste ano e população indígena, professores das redes pública e privada também integrarão o grupo prioritário. Neste caso, a vacina será aplicada mediante a apresentação de contracheque ou crachá que comprove a profissão. Outra diferença em relação ao ano passado é a elevação da meta de 80% para 90% de vacinação.
Conforme o coordenador do setor de imunizações, Maichel Manfredini, idosos, crianças, gestantes e puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina. "Além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares causadas por problemas respiratórios", enfatiza. Durante a campanha, também será oferecida a vacina contra o tétano para todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais.
A campanha inicia oficialmente no restante do país no dia 17. No dia 13 de abril, as unidades de saúde estarão abertas para a vacinação das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Neste dia, a unidade móvel de saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, para todos os grupos prioritários, menos crianças, que devem procurar as UBS – salvo as unidades de Faria Lemos e de Tuiuty.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para uso por indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos do ovo), às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina (ou seja, como definido na composição, incluindo os resíduos de fabricação), ou após a administração prévia desta vacina ou outra vacina contendo os mesmos componentes. Também é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade.
Foto: Mônica Lovera/Divulgação prefeitura