Vacinação contra gripe A inicia em 15 de abril
A campanha de vacinação contra o vírus da gripe A será antecipada em três semanas neste ano. A exigência partiu do Ministério da Saúde para evitar que a mesma situação enfrentada em 2012, como falta de vacina, longas filas de espera e o elevado número de mortes, ocorra neste ano. A imunização inicia em 15 de abril e segue até o dia 26, podendo ser prorrogada. Outra novidade neste ano é que serão vacinadas também as puérperas – mulheres que deram à luz nos 45 dias que antecedem a campanha – e os portadores de doenças crônicas. A data símbolo da mobilização nacional, o chamado “Dia D”, está marcada para o dia 20. Em Bento Gonçalves a vacinação será feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas de Estratégia Saúde da Família (ESF). No Dia D, a unidade móvel da secretaria municipal de Saúde aplicará a imunização na área central.
No Rio Grande do Sul, somente no ano passado, 67 pessoas morreram vítimas de complicações causadas pelo vírus influenza. Dessas, 67,5% apresentavam algum fator de risco, sendo 80% deles associados a doenças pré-existentes. As mais frequentes são a obesidade e distúrbio metabólico (25%), as cardiopatias (12,5%) e as pneumopatias (6,3%). O principal objetivo da campanha é contribuir para a queda desses números e evitar uma epidemia como a que acometeu o mundo em 2009.
Os principais sintomas da gripe A são febre alta, dor de garganta, dores nas articulações, musculares ou de cabeça. O tratamento é realizado através do antiviral Oseltamivir (nome comercial Tamiflu) e está disponível nas redes de saúde de forma gratuita. A aplicação deve ser realizada após o surgimento dos primeiros sintomas a fim de impedir o agravamento do caso. Para adquirir o medicamento, o paciente deve apresentar apenas a prescrição médica, não sendo mais necessário o Receituário de Controle Especial e Formulário de Dispensação.
Nas clínicas particulares
As clínicas particulares de Bento Gonçalves já estão disponibilizando a imunização contra a gripe. O valor médio é de R$ 80 a dose. A vacina é denominada trivalente, pois protege contra três tipos de gripe: comum, H1N1 e H3N2. Crianças a partir dos seis meses de idade podem ser imunizadas, sem limite máximo de idade. As empresas projetam que os meses de março e abril tenham a maior procura, com um público de 15 mil a 20 mil interessados, entre os quais pacientes que vão até a clínica para buscar a imunização e as empresas que negociam pacotes para vacinação coletiva.
Grupos prioritários
*Crianças de seis meses a menores de dois anos de idade;
*Gestantes (com qualquer idade gestacional) e mulheres que tenham dado à luz nos 45 dias anteriores;
*Pessoas com 60 anos de idade ou mais;
*Indígenas;
*Trabalhadores da área de saúde;
*Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis: respiratória (asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico, bronquioectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e doença pulmonar crônica da prematuridade), cardíacas congênitas (hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca), renais (síndrome nefrótica e paciente em diálise), hepáticas (atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose), neurológicas (AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave), diabetes mellitus em uso de medicamentos, imunossupressão (imunodeficiência congênita ou adquirida por doenças ou medicamentos, HIV/AIDS), obesos (obesidade grau 3 ou obesidade mórbida) e transplantados (órgãos sólidos e medula óssea).
*População privada de liberdade (presidiários).
Importante: a vacina não pode ser aplicada em pessoas que apresentam caso clínico de febre ou alergia à proteína do ovo. Gestantes ou pessoas com doenças específicas necessitam de prescrição médica.
Reportagem: Katiane Cardoso e Elisa Rossi Kemmer
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.