Vacinação contra pólio encerra nesta sexta

Encerra nesta sexta-feira, dia 21, a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos. Dos dois aos quatro meses, os bebês recebem a vacina injetável, que estará disponível somente nos postos de saúde durante a campanha. É indispensável a apresentação da caderneta de vacinação para que o profissional registre a aplicação da dose e verifique a necessidade de outras imunizações. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. 

Desde o ano passado, a campanha de vacinação acontece em apenas uma etapa. Neste ano, conforme o Ministério da Saúde, a gotinha será dada somente a crianças com idade entre seis meses e cinco anos – no ano passado crianças menores de seis meses também recebiam doses. Bebês que tenham dois ou quatro meses de vida recebem a vacina injetável (VIP), aplicada somente nos Postos de Saúde. 

A imunização combate três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3). Com eficácia em torno de 90% a 95%, a vacina poderá ser realizada mesmo que a criança esteja com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Somente em casos de infecção aguda, com febre acima de 38°C, ou com hipersensibilidade a algum dos componentes é recomendada a consulta prévia a um médico. O Ministério da Saúde garante que as doses são extremamente seguras, sendo raras as reações associadas. 

O último caso de pólio registrado no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba, porém 16 países ainda são afetados pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012 foram 223 casos e em 2013, até o dia 22 de maio, o número é de 32.

Indicação*

2 meses – Vacina Inativada Poliomielite – VIP (Injetável)
4 meses – Vacina Inativada Poliomielite – VIP (Injetável)
6 meses – Vacina Oral Poliomielite atenuada – VOP (oral)
15 meses – Reforço Vacina Oral Poliomielite atenuada – VOP (oral) 

*Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.