Vacinação: Garibaldi atinge 99% da meta da campanha contra pólio e sarampo
Encerrou no último sábado, dia 1º, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Ao longo do mês de agosto, 1.336 crianças de 1 ano a menores de 5 foram imunizadas contra a pólio e 1.325 contra o sarampo, alcançando 99,18% da cobertura da faixa etária em Garibaldi.
Na manhã do último sábado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central esteve aberta para a aplicação das vacinas para alcançar a meta. Para a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes, a medida e a colaboração das famílias foram imprescindíveis para garantir a cobertura vacinal esperada. “Precisamos contar mais com o compromisso e a responsabilidade dos pais. Dependemos da sua consciência para que essas doenças não voltem a circular, não podemos relaxar”, destaca Simone.
Mais informações sobre a manutenção das vacinas e a atualização da carteirinha de vacinação, em todas as faixas etárias, podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462 8138 (UBS Central).
Saiba mais
Sem casos no Brasil desde 2016, surtos de sarampo têm sido registrado nos últimos meses em alguns estados brasileiros, colocando em risco a certificação de eliminação do vírus do país. A doença é infecciosa e grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos.
Já a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, pode gerar sequelas motoras e não tem cura. Não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil há quase 30 anos, mas é fundamental reforçar a cobertura vacinal para prevenir o seu retorno.