Vacine-se, por você e pelos outros


 

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção a doenças. O Brasil tem um avançado programa de vacinação. O Programa Nacional de Imunizações foi criado em 1975 e, por meio dele, vivenciamos a erradicação de doenças como varíola e poliomielite, além da redução de casos de doenças como sarampo, caxumba e rubéola. Nossas crianças devem tomar seis vacinas obrigatórias, o que contribui para uma infância saudável e para a diminuição da mortalidade infantil. Precisamos entender a vacinação como uma rotina do cuidado com nossa saúde e a das pessoas do nosso entorno.

Algumas pessoas podem estar preocupadas com a aplicação das vacinas contra a COVID-19, que estão sendo desenvolvidas o mais rápido possível. No entanto, os procedimentos de segurança permanecem para garantir a qualidade de qualquer vacina autorizada para uso. A segurança é uma prioridade e há muitos motivos para ser vacinado. 

O papel das vacinas é ensinar o sistema imunológico do seu corpo a lutar contra a infecção para a qual foram projetadas. Nenhuma vacina causa a doença ou tem a capacidade de alterar as células humanas. Ela apenas apresenta ao corpo instruções para desenvolver a imunidade. Algumas pessoas podem apresentar sintomas leves após serem vacinadas. Essa não é a doença em si, mas sim a resposta do corpo à vacina.

Em relação à vacina para a COVID-19, nenhuma das doses disponíveis contém o vírus vivo que causa a doença. Portanto, a vacina não pode deixar você doente com COVID-19. Além disso, nenhuma das vacinas interage com nosso DNA, ou seja, não há possibilidade de alguém ter o material genético alterado porque foi vacinado.

A COVID-19 pode ter complicações graves e fatais e não há como saber como você será afetado. Se você ficar doente, pode espalhar a doença para amigos, familiares e outras pessoas. A vacina não deixa você doente, já a COVID-19 pode matá-lo.

Pense, não se trata apenas de você. Muitos em nossa sociedade apresentam condições que os impedem de serem vacinados, o que os torna vulneráveis à COVID-19. Portanto, ao estar protegido, você protegerá outras pessoas.

As vacinas não resolverão todos os problemas causados pela COVID-19, mas nos permitirão progredir para um cenário com menos restrições que as atuais. Se você ainda tem dúvida, faça sua própria pesquisa em fontes científicas confiáveis, de forma objetiva e imparcial. Você descobrirá que as evidências científicas em apoio à vacina são esmagadoras. Se isso ainda não o convencer de que a vacina é a escolha certa, pergunte-se: o que mudaria sua opinião? Se a resposta não for “nada”, provavelmente significa que você rejeitou as vacinas por motivos não racionais.

Fontes:
MALLAPATY, S. Vaccines are curbing COVID. Nature, v. 590, n. 7845, p. 197, 2021.
SUBBARAO, K. COVID-19 vaccines: time to talk about the uncertainties. Nature, v. 586, n. 7830, p. 475, 2020.
WOOD, S. Ten reasons why you should get a COVID-19 vaccine. University of Kent, 2020.