Vai nevar na Serra Gaúcha no fim de semana?

Não, não vai

Vai nevar na Serra Gaúcha no fim de semana?
Geada na Capital do Vinho no último domingo, 30 de junho. Foto: Diogo Zanetti/SERRANOSSA

Não, não vai. Embora estejam previstas chuva e frio com temperaturas baixas durante todo o sábado, 6 de julho, e domingo, 7 de julho, a MetSul Meteorologia descarta a ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho. A razão é simples: a atmosfera, apesar de fria, não estará suficientemente gelada para permitir o fenômeno invernal.

Serra Gaúcha

Em cidades da Serra Gaúcha, a temperatura na altitude onde a neve se forma na atmosfera estará entre 7°C a 10°C acima do ideal para a ocorrência de neve. Para que neve nas altitudes da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), que inclui cidades como Bento Gonçalves, Canela e Gramado, a temperatura em 850 hPa (1500 m de altitude) precisa estar ao redor de 0°C ou menos, normalmente nevando quando está em torno de -3°C ou menos.

Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que, neste fim de semana, a temperatura em 850 hPa estará predominantemente entre 6°C e 8°C positivos, e em alguns momentos, em torno de 5°C. Com essas condições, ocorre chuva com nevoeiro e frio, mas não neve.

Campos de Cima da Serra

Nos Aparados da Serra, que têm altitudes mais altas (1000 m a 1200 m), pode nevar com temperatura em 850 hPa ligeiramente mais alta do que na Serra Gaúcha (600 m a 800 m), mas não com valores muito diferentes. Da mesma forma, os modelos indicam temperatura em 850 hPa entre 6°C e 8°C, inviabilizando a neve e favorecendo até chuva com volumes mais altos no fim de semana nos Campos de Cima da Serra.