Vai nevar na Serra Gaúcha no fim de semana?
Não, não vai
Não, não vai. Embora estejam previstas chuva e frio com temperaturas baixas durante todo o sábado, 6 de julho, e domingo, 7 de julho, a MetSul Meteorologia descarta a ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho. A razão é simples: a atmosfera, apesar de fria, não estará suficientemente gelada para permitir o fenômeno invernal.
Serra Gaúcha
Em cidades da Serra Gaúcha, a temperatura na altitude onde a neve se forma na atmosfera estará entre 7°C a 10°C acima do ideal para a ocorrência de neve. Para que neve nas altitudes da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), que inclui cidades como Bento Gonçalves, Canela e Gramado, a temperatura em 850 hPa (1500 m de altitude) precisa estar ao redor de 0°C ou menos, normalmente nevando quando está em torno de -3°C ou menos.
Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que, neste fim de semana, a temperatura em 850 hPa estará predominantemente entre 6°C e 8°C positivos, e em alguns momentos, em torno de 5°C. Com essas condições, ocorre chuva com nevoeiro e frio, mas não neve.
Campos de Cima da Serra
Nos Aparados da Serra, que têm altitudes mais altas (1000 m a 1200 m), pode nevar com temperatura em 850 hPa ligeiramente mais alta do que na Serra Gaúcha (600 m a 800 m), mas não com valores muito diferentes. Da mesma forma, os modelos indicam temperatura em 850 hPa entre 6°C e 8°C, inviabilizando a neve e favorecendo até chuva com volumes mais altos no fim de semana nos Campos de Cima da Serra.