Vale dos Vinhedos mobiliza bancada gaúcha em Brasília por obras de infraestrutura
Aprovale apresentou projeto de R$ 27,5 milhões para mobilidade, segurança, enoturismo e integração regional na Serra Gaúcha

Brasília (DF) – Representantes da Aprovale cumpriram agenda em Brasília entre segunda (25) e terça-feira (26). O grupo apresentou à bancada gaúcha um projeto regional de infraestrutura estimado em R$ 27,5 milhões para o Vale dos Vinhedos.
Projeto prevê pavimentações e ampliação da ciclovia
A mobilização foi liderada pelo presidente da Aprovale, André Larentis, e pelo diretor de infraestrutura da entidade, Marcos Giordani. A comitiva também contou com a participação do prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli (PP), do deputado estadual Guilherme Pasin (PP) e do vereador Volnei Cristofoli (PP).
O projeto “Qualificação Regional: Vale dos Vinhedos, RS” foi protocolado junto à Bancada Gaúcha no dia 11 de maio. A proposta inclui pavimentações em trechos das Linhas 6 da Leopoldina, 15 e 40 da Graciema, São José de Costa Real e Santa Lúcia, além da ampliação de três quilômetros da Ciclovia Vale dos Vinhedos, inaugurada recentemente.
Aprovale defende integração regional e segurança climática
Durante a apresentação realizada no Palácio das Comissões, em Brasília, a Aprovale defendeu um plano regional integrado envolvendo Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. Segundo a entidade, as obras possuem impacto direto na mobilidade, segurança, agricultura familiar e fortalecimento do turismo regional.
A associação também destacou que os acessos se tornaram ainda mais estratégicos após os recentes eventos climáticos extremos registrados no Rio Grande do Sul. Conforme a entidade, algumas rotas foram utilizadas inclusive em situações emergenciais durante os períodos de bloqueios e dificuldades de deslocamento na Serra Gaúcha.
Vale dos Vinhedos ultrapassa meio milhão de visitantes por ano
Reconhecido como a primeira Denominação de Origem de vinhos e espumantes do Brasil, o Vale dos Vinhedos recebe mais de 500 mil visitantes por ano e reúne mais de 160 empresas ligadas ao enoturismo. A cadeia envolve vinícolas, hospedagens, gastronomia, transporte, agroindústrias, comércio e serviços.
Segundo dados apresentados pela Aprovale, o enoturismo gaúcho registrou crescimento de 57,8% na comercialização de experiências em 2025. Além disso, o consumo de vinhos no Brasil avançou 41,9%, em movimento contrário ao cenário internacional de retração do setor.
Entidade amplia atuação além da promoção turística
Durante a agenda em Brasília, André Larentis afirmou que a infraestrutura do Vale dos Vinhedos “deixou de ser uma pauta apenas turística” e passou a representar uma demanda ligada à segurança regional, mobilidade e preparação para desafios climáticos.
Já Marcos Giordani destacou que os pleitos nasceram das necessidades apontadas pela própria comunidade e pelos empreendimentos instalados no território. Segundo ele, investir na infraestrutura do Vale dos Vinhedos significa fortalecer o turismo, proteger pessoas e preparar a região para o futuro econômico e climático do Rio Grande do Sul.