Vegetariano, sem riscos à saúde

O número de vegetarianos está crescendo: 17,5 milhões de brasileiros (cerca de 9% da população) rejeitam algum tipo de proteína animal, de acordo com o Ibope. A adoção desse estilo de vida, no entanto, costuma vir acompanhada de muitas dúvidas e aprender a respondê-las é fundamental para evitar carências na dieta e problemas de saúde que podem surgir por causa disso. “A necessidade de suplementação varia de acordo com o tipo de vegetarianismo adotado”, afirma o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia. 

Os ovolactovegetarianos riscam apenas as carnes do cardápio, enquanto os lactovegetarianos, além das carnes, abdicam também do ovo. Há ainda os veganos, que não comem nenhum alimento de origem animal. Esclareça suas dúvidas:


A dieta vegetariana pode alterar o desenvolvimento infantil? 

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Vinícola Garibaldi

Sim. As proteínas são muito importantes para a formação dos tecidos corporais e para o ganho de peso durante a infância. Roberto Navarro explica que o consumo de proteínas de origem exclusivamente vegetal não consegue suprir as necessidades de uma criança. A dieta precisa ser complementada com ovos e leite para evitar as carências. E, mesmo assim, é indicado avisar o pediatra sobre a restrição para que ele avalie a necessidade de suplementação alimentar.

Todo vegetariano terá anemia?

Mito. A carne é fonte de ferro para o organismo, mas não é a única. É possível obter esse nutriente em outros alimentos, como as folhas verde-escuras, o feijão e a lentilha. A nutricionista Bruna Murta dá a dica: o ferro encontrado nos alimentos de origem vegetal deve ser associado ao consumo de vitamina C para que a absorção do mineral aumente.

Vegetarianos precisam de suplementação vitamínica? 

O único nutriente que o vegetariano não consegue em quantidades adequadas nas fontes vegetais é a vitamina B12 (presente na carne, nos ovos e nos peixes, por exemplo), mas isso é válido apenas para quem é vegano. Navarro explica que alguns alimentos de origem vegetal ajudam a manter níveis adequados de B12, como o levedo de cerveja e o gérmen de trigo, mas nem sempre eles são totalmente eficientes. O ideal é fazer acompanhamento médico e exames de sangue regularmente e avaliar a necessidade de consumir suplementos.

Vegetarianos podem praticar esportes regularmente?

Desde que o vegetariano faça a ingestão adequada de proteínas (0,8mg a cada quilo de peso), não existem impedimentos para a prática de esportes. Roberto Navarro explica, porém, que deve haver atenção para a recuperação de lesões – o processo pode ser mais lento em pessoas que adotam o estilo vegano, pela ausência total de proteínas de origem animal na dieta.

Queda de cabelo e fios brancos são consequências do vegetarianismo? 

Navarro explica que a deficiência de ferro pode causar a queda dos cabelos e a falta de vitamina B12 pode deixar os fios brancos. Como o vegetariano, principalmente do tipo vegano, pode ter falta desses nutrientes, se não seguir as recomendações nutricionais à risca, vale a pena ficar atento ao aparecimento desses sinais – o inconveniente estético indica dieta pobre.

O vegetarianismo emagrece?

Esse estilo de vida não está relacionado diretamente ao emagrecimento. “Em alguns casos, o vegetariano come até mais carboidratos e gorduras que as outras pessoas, por ter restrição ao grupo alimentar das proteínas”, explica Roberto Navarro. Por outro lado, aqueles que seguem uma filosofia de vida mais saudável tendem a se manter no peso ideal.

Por Manuela Pagan
Fonte: Portal Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também