Veja o que compõe o kit de maquiagem para homens
Quando se trata de maquiagem, os objetivos são bem conhecidos: esconder imperfeições, uniformizar a pele, valorizar os traços e, no final de tudo, parecer mais atraente. E a vaidade está ultrapassando a barreira dos sexos e dividindo espaço no mundo do makeup: homens também podem maquiar-se e já há produtos específicos para eles. “As técnicas são distintas e os produtos devem ser mais suaves e livres de óleo para um resultado natural. É a valorização da estrutura do rosto masculino com uma pele bem natural e saudável”, explica o especialista em maquiagem para eles, Thiago Botelho.
Nada de brilhos, sombras, gloss ou cílios postiços. O caminho é apostar no básico. Mas quem acha que corretivo, base, pó e pincéis passam longe dos homens heterossexuais está enganado. Botelho diz que o perfil dos adeptos do “makeup” é bem variado. “Na verdade, me surpreendo a cada dia. O homem percebeu que uma boa aparência, além de melhorar a autoestima, pode abrir portas. Conheço desde estudantes de 17 anos até advogados e médicos acima dos 45 que usam”, afirma Thiago Botelho.
Então a maquiagem masculina não é mais um tabu? O especialista acredita que os tempos mudaram e o preconceito diminuiu consideravelmente. “Quando fiz o primeiro vídeo para internet, senti que era um grande tabu. Passados quase dois anos, meu blog se transformou em um portal e vejo que isso acabou. Percebo que aumentou o respeito em relação à maquiagem masculina e aos cuidados diários”, analisa.
Mercado em expansão
A indústria dos cosméticos já percebeu o aumento na demanda e tem investido em produtos específicos para maquiagem masculina. No Brasil, porém, não são muitas marcas que apostam nesse nicho, embora os números sejam promissores. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor de beleza masculina corresponde a cerca de 10% do mercado de cosméticos nacional. De 2004 a 2008, o faturamento do mercado brasileiro de cosméticos masculinos passou de R$ 1,19 bilhão para R$ 2,18 bilhões, quase 100% de crescimento. Outro levantamento, feito pelo Instituto Euromonitor, mostra o Brasil em segundo no ranking mundial de cosméticos masculinos, com participação de 9% de fatia de mercado, perdendo apenas para os EUA (18%).
Fonte: Minha Vida
(www.minhavida.com.br)
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA