Veja os horários das missas de Corpus Christi

Os preparativos para confecção dos tradicionais tapetes em celebração a Corpus Christi iniciaram há cerca de duas semanas em Bento Gonçalves. O resultado poderá ser conferido nas igrejas Santo Antônio, São Roque e Cristo Rei, nesta quinta-feira, dia 30. 

Na igreja Santo Antônio, 20 tapetes devem ser dispostos em forma de cruz em frente ao santuário. Entre os desenhos formados pela serragem estarão representações bíblicas como a pomba, chamas de fogo, cálice, a hóstia e o cordeiro de Deus. A montagem inicia por volta das 6h de quinta-feira, dia 30. 

Os 25 tapetes da Paróquia São Roque também serão dispostos em frente à igreja. A confecção mobiliza cerca de 50 voluntários da comunidade.

A proposta da igreja Cristo Rei é diferente: a organização solicita a doação de lençóis, cobertores e fraldas descartáveis, tanto adulto quanto infantil, para produzir uma espécie de tapete solidário. A ideia é que as doações sejam suficientes para formar uma estrutura de 30 metros de comprimento. As doações podem ser entregues na secretaria da paróquia nesta quinta-feira, em frente à igreja. 


Carlos Barbosa e Garibaldi

As igrejas de Carlos Barbosa e Garibaldi também confeccionarão tapetes para celebrar a data. A Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, de Carlos Barbosa, pretende produzir 30 tapetes com a ajuda de 300 voluntários. Os desenhos devem contornar duas quadras na área central da cidade, com tamanho de 4x8m. Em Garibaldi, como tradicionalmente acontece, os tapetes também enfeitarão as ruas próximas à igreja Matriz São Pedro, percorrendo diversos quarteirões e cobrindo a escadaria de acesso ao santuário.

Celebrações

Bento Gonçalves
Igreja Cristo Rei: 9h – em caso de chuva, não haverá procissão, nem confecção de tapetes, mas as doações serão aceitas
Igreja São Roque: 9h – em caso de mau tempo, não terá procissão e os tapetes são montados no Salão Paroquial
Igreja Santo Antônio: às 15h e às 18h – se chover, a procissão será cancelada, mas os tapetes serão montados no Salão Paroquial

Garibaldi
Paróquia São Pedro: 9h30 – em caso de chuva, não haverá montagem dos tapetes, nem procissão

Carlos Barbosa
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus: 15h – se chover, os tapetes não serão montados e não haverá procissão

 

Por que comemoramos Corpus Christi?

A celebração de Corpus Christi é uma festa religiosa realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade e se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264. O objetivo é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A expressão “Corpus Christi”, é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”, representado nas celebrações da Igreja Católica pela hóstia consagrada.

Padre Pedro de Braga, da República de Tcheca, influenciado por falsas doutrinas começou a ter dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia. Foi até Roma para buscar a verdadeira fé. Celebrando, antes de dizer as palavras da consagração, o padre levantou a hóstia e sentiu escorrer um líquido quente pelas mãos. Era sangue, um sinal de Deus para ele, que foi caindo no altar sobre o corporal até chegar ao mármore, onde ainda hoje e possível ver as marcas.

Ele buscou ajuda, então a hóstia coberta de sangue foi guardada. Uma religiosa havia pedido ao Papa para celebrar a Festa da Eucaristia, e ele pediu a Deus um sinal para saber se era Deus que queria essa festa ou se era algum desejo humano.

Quando o Papa soube do ocorrido, foi ao encontro do milagre, e ao ver a hóstia cheia de sangue, ajoelhou-se e disse: “Corpus Christi”. Em seguida, pegou as hóstias e os objetos e levou para a cidade, tomando todo o fato como sinal de Deus.

Ele colocou o corporal com Jesus no hostensório e andou pelas ruas. A passagem motivou a comunidade a enfeitar as ruas, motivo pelo qual a festa se repete até hoje. 

Fonte: Padre Jonas Abib – Webrádio Canção Nova


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.