Venda de vinhos brasileiros ampliada nos EUA

A maior empresa de distribuição da América será a responsável pela comercialização dos vinhos brasileiros nos Estados Unidos. Seis vinícolas gaúchas foram selecionadas pela Southern Wine and Spirits para trabalhar, a partir do segundo semestre deste ano, no maior mercado consumidor de vinhos do mundo. A Southern está presente em 35 estados norte-americanos e comercializa cerca de 90 milhões de caixas de 5 mil marcas de vinhos por ano para aproximadamente 200 mil clientes.

A venda dos rótulos brasileiros começará pela Costa Leste dos EUA, especialmente pela Flórida e por Nova Iorque. O primeiro embarque, que deve ocorrer no início do segundo semestre, terá pelo menos 30 vinhos (90%) e espumantes das seis vinícolas pré-selecionadas. Foram selecionadas as garrafas consideradas os melhores vinhos das vinícolas e vinhos de uva moscato, que, atualmente, são sensação entre os consumidores norte-americanos.

“Estamos muito animados”, afirma Andreia Gentilini Milan, gerente do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Os vinhos brasileiros estão de parabéns, porque chamaram a atenção do maior distribuidor de vinhos dos Estados Unidos”, destaca Andreia.

A distribuição é a chave do sucesso nos Estados Unidos, um país continental maior do que o Brasil. “Só pelo fato da Southern ter escolhido trabalhar com os vinhos brasileiros, seremos vistos com outros olhos pelos críticos, pelos compradores e até mesmo pelos consumidores”, comenta Andreia. A Southern só trabalha com grandes marcas e vinhos do mundo todo. “Pela primeira vez, poderemos ter uma distribuição nacional nos Estados Unidos. Esta pode ser considerada uma das maiores conquistas da história do Wines of Brasil”, comemora.

Andreia estima que as exportações para os Estados Unidos devem pelo menos dobrar em 2013, quando o trabalho de distribuição dos vinhos brasileiros realmente estará consolidado pela Southern. No ano passado, as empresas integrantes do Wines of Brasil faturaram US$ 327,5 mil com venda de vinhos para os EUA, que ficou no 4º lugar no ranking de países compradores de rótulos verde-amarelos. “Com a Southern, a tendência é que os Estados Unidos se tornem o principal destino dos vinhos brasileiros a partir do próximo ano”, projeta.

Promoção

O Wines of Brasil tem um calendário intenso de promoção dos vinhos brasileiros nos Estados Unidos este ano. No dia 27 de maio, o projeto estará presente na tradicional etapa da Fórmula Indy em Indianápolis e, no dia 26 de agosto, estará na prova que será disputada em Sonoma. Depois haverá degustações em Chicago (6 de junho) e Washington (22 de junho), Master Class em Miami (11 de setembro), Washington (12 de setembro), Nova Iorque (13 de setembro), São Francisco (18 de setembro) e Chicago (19 de setembro). No dia 11 de outubro, o Wines of Brasil ainda levará os vinhos brasileiros para a Grande Degustação Anual em Nova Iorque, que também receberá uma rodada de negócios com as vinícolas verde-amarelas no dia 12 de outubro.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa