Vendas de Ano-Novo crescem 5% nos supermercados

Os supermercados gaúchos encerram 2013 com motivos para comemorar. Depois de atingirem um crescimento de 9% nas vendas de produtos para o Natal, as empresas do segmento alcançaram um incremento de 5% no faturamento na semana anterior ao Ano-Novo (na comparação com o mesmo período do ano passado). Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e empresário bento-gonçalvense, Antônio Cesa Longo, o calor registrado nos últimos dias contribuiu decisivamente para o resultado, que também foi puxado pelo crescimento populacional, pelo pleno emprego e pelo aumento das reuniões em família neste final de ano. “Neste mês de dezembro, os supermercados gaúchos receberam em média 3% mais clientes que em 2012”, lembra Longo.

Para os supermercados do Litoral Norte, a migração recorde de cerca de 35% dos gaúchos para as praias resultou em um crescimento médio de 10% nas vendas de Ano-Novo em relação à mesma festividade do ano passado. Para as empresas das demais regiões do Estado, a estratégia foi antecipar a exposição e as promoções de itens típicos para a festa da virada, como lentilha e carne suína. O produto mais vendido na semana anterior ao Réveillon foi a cerveja, ainda que tenha registrado um crescimento de apenas 5% nas vendas em relação ao Ano-Novo de 2012. A água mineral, como crescimento de 30% nas vendas, foi outro destaque, seguida por produtos como refrigerantes (+8%), frutas (+15%) e sorvetes (+20%). Os cortes suínos de carne, com incremento de 5% nas vendas, e os espumantes, que cresceram 15%, foram os dois produtos mais vendidos na segunda e terça-feira imediatamente anteriores à festa da virada de ano. “Ao todo, 97% das 4,8 milhões de garrafas de espumantes vendidas pelos supermercados gaúchos foram produzidas no RS, e o crescimento foi puxado sobretudo pelos moscatéis”, destaca o presidente da Agas.

Vagas temporárias

Foram criadas 4,1 mil vagas temporárias de emprego no setor para o período de Natal, Ano-Novo e veraneio. “Pelo menos 20% destes funcionários deverão ser efetivados”, projeta o presidente da Agas.

Projeções para 2014

Segundo a Agas, 75% dos supermercadistas pretendem ampliar ou reformar lojas em 2014. Com o endividamento das famílias e consumidores cada vez mais atentos e cautelosos, a expectativa é de que o crescimento real do setor para 2014 varie de 3% a 5%.

Números de 2013:

Faturamento: R$ 24,4 bilhões
Número de lojas: 4,3 mil
Número de empregados diretos: 91,1 mil 

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