Vendas de fim de ano em Bento devem ter aumento de 12% e Procon alerta para golpes

De acordo com pesquisa promovida pela CDL-Bento, há otimismo por parte dos lojistas

Foto: Lucas Marques

O ano de 2022 ainda reserva boas expectativas para o comércio de Bento Gonçalves. Com a proximidade do Natal, a estimativa é de que o montante de vendas nesse mês de dezembro seja 12% maior em relação ao registrado no mesmo período de 2021. O dado foi revelado por um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG).

“Temos trabalhado de forma recorrente no compromisso com a valorização do comércio local e criado atrativos para ajudar estreitar ainda mais a relação entre os estabelecimentos e os consumidores, seja por meio da qualificação dos profissionais do setor para oferecer atendimento diferenciado, da criação de eventos que oportunizem negócios ou, ainda, de estímulos para que as compras sejam feitas aqui mesmo, no município”, relembra o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Para que as vendas se concretizem em lucros efetivos para os lojistas, a entidade reforça o preparo necessário para uma modalidade de pagamento que se tornou um facilitador para o consumidor diante da praticidade e segurança. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, o PIX deve ser o segundo método mais procurado para pagamento nessa época do ano, com índice de 42% – ficando um pouco atrás do pagamento parcelado no cartão de crédito (45%). O cartão de débito (36%) aparece na terceira posição, seguido da opção pelo dinheiro (35%).

“Sugerimos aos lojistas se adaptarem a essa nova realidade para que ela não se torne barreira na concretização de negócios. Algumas estratégias podem facilitar esse fluxo no caixa, como a colocação de um QR Code de forma bem visível ao consumidor. Isso agiliza o processo e oferece uma melhor experiência de compra ao cliente. Também é importante prestar atenção às condições oferecidas e, caso necessário, é indicado consultar a base de dados do SPC Brasil, disponível aos lojistas na CDL-BG”, sugere o presidente Carbone.

Consumidores

Além dos vendedores se prepararem e evitarem golpes, da mesma forma, a população deve estar atenta para realizar compras em estabelecimentos confiáveis. Para auxiliar, o coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, deu algumas orientações que visam evitar problemas com falsas promoções.

A lei do consumidor garante que o cliente deve ter acesso a todo tipo de informação sobre o produto, principalmente, valores e formas de pagamento disponíveis. Um dos exemplos é que o preço do produto deve estar fixado, informando as condições de pagamento à vista, a prazo ou parcelado, e se houver, sempre acompanhado do número e do valor das prestações, a taxa de juros e demais encargos ou acréscimos, assim como o valor total a ser pago com o financiamento. O coordenador do Procon destaca que é preciso ter atenção durante as compras. “É necessário que o consumidor atente sobre a veracidade do site de compra, e se for realizada na loja física, ficar atento sobre promoções e condições de pagamento”.

A orientação para as compras on-line e até as presenciais é registrar todas as etapas da compra, todas as informações contidas no anúncio: forma de realização da troca, preço, prazo de entrega. Um site confiável para compras on-line, deve conter um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), bem como CNPJ logo na “capa” do site.

É importante consultar a reputação do site de compras pela internet, através de ferramentas como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), ou até mesmo fazendo contato junto aos órgãos de defesa do consumidor. Reclamações de demora na entrega ou de produtos com defeitos devem acender um alerta sobre aquele estabelecimento.

No caso de peças de vestuário, calçados e eletroeletrônicos, é importante se certificar sobre as políticas de troca, principalmente se o produto for dado como presente. A troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente nos casos de presença de vício ou defeito do produto, mas é comum que lojas tenham políticas de trocas específicas em casos de presentes.

Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo, podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves através do telefone (54) 3055 8547 / (54) 3055 8544, ou presencialmente, na rua Mal Deodoro, 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio. O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Dívidas

O aumento nas vendas também está diretamente ligado ao poder de compra dos consumidores. Por isso, o Serasa anunciou o que o “Feirão Limpa Nome” seguirá ativo até o dia 23 de dezembro. A iniciativa visa ajudar a população endividada a renegociar dívidas e conseguir descontos. Bancos, lojas de vestuário, lojas de eletrodomésticos, universidades e empresas de telefonia participam do feirão e disponibilizam mecanismos para que os consumidores, em minutos, saiam do negativo e possam fazer novas compras (com consciência).  A iniciativa iniciou em 1º de novembro e até o dia 13 de dezembro mais de 4,5 milhões de dívidas já foram renegociadas. A população deve acessar o site www.serasa.com.br/limpa-nome-online ou ligar no telefone 0800 591 1222. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (11) 99575 2096.