Vendas de Natal crescem 12%

Confirmando as previsões de que este será o melhor dezembro da história para o setor, as vendas dos supermercados gaúchos cresceram 12% neste Natal, em relação a 2010. O balanço foi divulgado nesse sábado, dia 24, pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que destaca os alimentos e bebidas como os principais responsáveis pelos números positivos. O resultado supera as expectativas dos varejistas, que esperavam um crescimento na casa dos 8%.

Dois dos destaques foram os refrigerantes e cervejas, que registraram uma venda 30% maior que no Natal do ano passado. Segundo Longo, a ceia dos gaúchos neste Natal será mais farta e com mais produtos. “As frutas secas, como as castanhas e ameixas, tiveram um incremento de 40% nas vendas em relação a 2010”, destaca. Já as tradicionais aves natalinas registraram um aumento de 20% nas vendas, puxado pelos investimentos da indústria na ampliação do mix. “As famílias gaúchas apostaram nas novas opções, como o peru desossado, o chester com azeitonas e outros”, explica o presidente.

O grande destaque, entretanto, foram os bombons. A procura dos consumidores por este item demandou um reforço nos estoques do produto, há duas semanas, para abastecer a busca dos gaúchos pelo presente de última hora. “O crescimento foi de 20%, com a comercialização de 6 milhões de caixas de bombons. O aumento da renda fez com que os consumidores quisessem presentear mais pessoas neste Natal”, justifica Longo.

Na sexta-feira, dia 23), a comercialização de sorvetes esteve em evidência devido às elevadas temperaturas. Com um crescimento de 30% em relação ao Natal de 2010, as vendas recordes deste produto alçaram o sorvete ao posto de sobremesa preferida nesta ceia de Natal. Entre os brinquedos, adquiridos principalmente na semana anterior ao Natal, os produtos de maior venda foram os pequenos carrinhos e bonecas de menor valor. As vendas destes produtos, majoritariamente importados, atingiram uma alta de 30% na comparação com o Natal de 2010.

A partir desta segunda-feira, dia 26, os supermercados gaúchos já estarão preparados para as vendas que antecedem a festa de Ano Novo, quando os carros-chefes serão os espumantes, as cervejas, as carnes e a lentilha. Em outubro, levantamento do Instituto Segmento Pesquisas apontou que os gaúchos dão igual importância às festividades de Natal e Ano Novo.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa