Vendas de Natal crescem 9% nos supermercados

As vendas recordes de carnes para churrasco, flores, panetones, aves e pequenos presentes nos últimos dias resultaram em um crescimento de 9% nas vendas deste Natal nos supermercados gaúchos, em relação à mesma festividade do ano passado. O resultado superou a previsão de 7% de crescimento apontada pelos supermercadistas em pesquisa realizada em outubro, segundo informações do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

O grande destaque da véspera do Natal foram as carnes para o churrasco do dia 25, com crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme Longo, este comportamento de compra mostra que os gaúchos estão dando mais importância para o convívio familiar. “Além disso, os preços dos cortes para churrasco acompanharam a inflação do período, sem grandes altas, devido à desoneração dos impostos federais pelo Governo”, lembra o presidente da Agas.

Mais de 6 milhões de caixas de bombons foram vendidas nas últimas duas semanas pelo setor, um crescimento de 25% em relação ao Natal de 2012. Este foi o produto mais vendido pelos supermercados na véspera do Natal, dia 24. Outro destaque, as pequenas cestas de presente, com valor máximo de R$ 20, registraram incremento de 30% nas vendas. “Estimamos que um em cada três presentes deste Natal tenha sido adquirido nos supermercados no RS, devido à conveniência de comprá-los junto com os itens para a ceia, às opções de baixo valor, à proximidade de casa e às facilidades de pagamento”, destaca Longo. Segundo o dirigente, no dia 24 de dezembro, as lojas supermercadistas ganharam ainda mais espaço, comercializando metade dos presentes adquiridos pelos consumidores na véspera do Natal.

Calendário ajudou

A ocorrência do Natal em uma quarta-feira, possibilitou aos gaúchos um dia a mais para realizarem as suas compras para a ceia natalina. O presidente da Agas destaca, entretanto, que as vendas recordes do Natal de 2013 não significam que o consumidor não esteja cauteloso. “Percebemos um cliente atento aos preços e promoções, e este ‘dia a mais’ para realizar as compras em 2013 permitiu uma melhor organização e mais pesquisas de preços”, sublinha Antônio Longo.

Prejudicadas por uma confusão tributária em 2012, as tradicionais aves natalinas registraram crescimento de 9% nas vendas no Natal de 2013. “A indústria oportunizou aves para todos os bolsos e apostou em novos temperos, como ervas e azeites”, afirma o supermercadista. O calor da última semana alavancou a comercialização de bebidas: as cervejas cresceram 8% em relação ao Natal de 2012, e os refrigerantes, 10%. O crescimento dos panetones, da ordem de 15% na comparação com 2012, foi ocasionado pela antecipação da exposição deste produto – a primeira fornada já estava disponível em setembro em algumas lojas. “Além disso, a indústria criou embalagens especiais que tornaram os panetones uma atrativa opção de presente”, explica Longo.

Setor se prepara para o Ano-Novo

Com estoques reabastecidos a partir desta quinta-feira, dia 26, os supermercados projetam resultado semelhante ao do Natal na semana que antecede o Ano-Novo, quando as lentilhas, a carne suína, o espumante e as demais bebidas serão destaque. “Não há risco de desabastecimento de nenhum produto, já que o setor se programou com antecedência. Mas recomendamos a antecipação das compras para evitar transtornos e filas nos últimos dias”, explica Longo. Em outubro, levantamento do Instituto Segmento Pesquisas apontou que os gaúchos dão igual importância às festividades de Natal e Ano-Novo.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também