VERÃO MIX: atitudes que ajudam a não engordar durante a viagem de férias
Por Ana Paula de Araújo
Fonte: portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)
É comum aproveitar as férias para se distrair, sair da rotina e viajar. Mas e quando quem te pega de surpresa são os indesejáveis quilinhos a mais, muitas vezes resultados dos exageros alimentares e da falta de exercícios físicos? Para não se ver diante desse problema, o ideal é que, mesmo viajando, seja possível manter a sua rotina saudável nas rédeas. Para tornar essa tarefa mais fácil, confira algumas atitudes
Academia do hotel
Ao se hospedar em um hotel, verifique se ele é equipado com uma academia. Se sim, aproveite para fazer uma visitinha e perder algumas calorias.
Pedaladas pela cidade
Conhecer a cidade também pode ser prazeroso em cima de uma bicicleta. Pedalar trabalha os músculos inferiores, superiores e oferece grande gasto calórico, o que te ajudará a evitar o ganho de peso durante as férias.
Salada de acompanhamento
Ao visitar lugares novos, logo somos apresentados a uma série de pratos típicos. Você não precisa abrir mão de experimentá-los. Mas, para que isso aconteça sem grandes aumentos de peso, a nutricionista Renata Fidelis Amorim aconselha que eles sejam acompanhados de saladas. Isso porque elas darão maior sensação de saciedade. "A pessoa vai mastigar melhor, saborear melhor o prato e não vai querer repetir a porção", explica.
Cuidado com as frituras
Muitas das delícias que apreciamos em viagens são fritas, mas frituras são extremamente agressivas à saúde, já que a gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e as taxas de triglicérides. "Melhor comer, por exemplo, um prato com carne ou camarão, com um legume junto e cozido. Muito melhor do que alimentos fritos", indica Renata Fidelis Amorim. Por isso, a dica é optar por preparos grelhados, assados ou cozidos, que contam com menos gorduras e, portanto, são menos agressivos à saúde.
Equilibre o consumo diário
O cuidado com os quilinhos extras em viagens não devem se restringir a apenas uma refeição. Considerando que você seguirá a dica anterior – de ingerir apenas um prato regional calórico por dia –, a nutricionista Renata Fidelis Amorim lembra que sua atenção terá de ser redobrada nas outras refeições. Assim, se a escolha for pegar pesado no almoço, as outras refeições devem ser leves. Ou, se a sobremesa for eleita para ser o conteúdo mais calórico, um prato principal mais light ajuda a equilibrar a refeição.
Uma aventura gastronômica por dia
Já pensou em visitar uma cidade conhecida por uma gastronomia incrível, mas não poder saborear nada? Restrições podem se tornar um pesadelo. Por isso, o ideal não é ficar se proibindo: permita-se! "Restringir a quantidade é melhor do que falar que não pode comer. Tem que usar o bom senso", diz a nutricionista Renata Fidelis Amorim. Para que você não tenha que se privar de algumas delícias, ela aconselha uma experimentação por dia. "Procure experimentar apenas um prato diferente e calórico por dia para não ultrapassar o valor calórico necessário por dia", recomenda. Lembre-se de mastigar bem os alimentos, para dar maior saciedade e aproveitamento do sabor e evitar repetir o prato!