“Vereador está sumido pra quem? Porque um parlamento ele é fatiado por segmentos”

Na sessão de instalação do ano legislativo, realizada na terça-feira, 01/02, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, presidente Rafael Pasqualotto (PP) defendeu que o Legislativo não serve apenas para fiscalizar o Executivo, e sim para defender “o que quiser”. “Se um vereador está presente no Vila Nova, não quer dizer que ele tem que estar no Santo Antão”, afirmou

Foi realizada na tarde de terça-feira, 01/02, a sessão de instalação do ano legislativo da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Embora a Casa já tenha realizado uma sessão extraordinária neste ano, para aprovação de projetos do Executivo, a Câmara abriu os trabalhos oficialmente na sessão, com a presença do prefeito em exercício, Amarildo Lucatelli (PP), secretários do governo municipal e comunidade.

Na sessão, foram apresentados os líderes de bancada de cada partido para 2022 (veja lista abaixo) e cada um teve a oportunidade de falar sobre o ano que passou e as expectativas para a legislatura deste ano.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto (PP), também fez seu primeiro discurso do ano e defendeu o que, para ele, é o trabalho do vereador. “Eu me alegro de ser vereador, de estar aqui com meus colegas legitimamente empossados, democraticamente eleitos. Estamos abrindo os trabalhos de um poder indispensável para a comunidade. REPITO: indispensável para a comunidade. Muito embora o discurso marxista/comunista é antagônico a isso”, pontuou.

Pasqualotto afirmou que é na Câmara de Vereadores que se debatem os grandes temas da comunidade e que também é feita a realização do Executivo, mas não só dele. “Isso aqui é um parlamento e um parlamento se parla, se fala, se defende e se defende o quê? Se defende o que eu quiser defender. Eu não tenho só que fiscalizar e só debater temas do Executivo”, afirmou, exemplificando que pode, sim, falar sobre as práticas do Instituto Federal, de estatais e de órgãos de outras esferas, além de entidades. “Vocês entendem que não há limites para um parlamentar?!”, enfatizou.

Para o presidente da Casa, o vereador é a base da República. “É ele que está na ponta ouvindo o clamor e o bafo quente do eleitor. Ele está sentindo a dor no leito do hospital e no posto de saúde. Ele está entrando na casa e vendo o pó da rua não calçada. Vocês entendem o que é ser vereador? Ele debate os grandes temas da comunidade não é só do Executivo, mas da população. Porque ele vê a dor, ele está próximo da sua população a que se propôs defender”, argumentou.

O vereador ainda disse que rejeita o jargão que o vereador está sumido. “Vereador está sumido pra quem? Porque um parlamento ele é fatiado por segmentos”, acredita. “Se ele está presente no bairro Vila Nova, não quer dizer que ele tem que estar no bairro Santo Antão. Claro que se ele quer ir na essência e usar a integralidade  da palavra vereador ele pode ir no Santo Antão, mas ele pode não ir, porque aqui é uma fatia da população. É segmentado. Posso defender o empresário e posso não defender o agricultor. Posso defender o esportista  e posso não defender o religioso. Posso  defender o comerciante e posso não querer ter nada a ver com o servidor público. Nós não temos no Congresso Nacional as bancadas do boi, da bala, da bíblia, do LGBT, da pedofilia? Isso é um parlamento”, enfatizou.

Pasqualotto concluiu seu discurso apresentando um informativo com os feitos e trabalhos desenvolvidos pela Câmara ao longo do ano passado.

Fotos: Câmara de Vereadores

BANCADAS DA CÂMARA EM 2022

Bancada Progressistas (PP)

Líder vereador Thiago Israel Fabris

Vice-líder vereador Edson Rogério Biasi

Bancada Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Líder vereador Agostinho Petroli

Vice-líder vereador Idasir dos Santos

Bancada Cidadania

Líder vereador Ari José Pelicioli

Bancada Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Líder vereador Sidinei da Silva (Sidi)

Vice-líder vereador Jocelito Leonardo Tonietto

Bancada Republicanos

Líder vereador Marcos Rodrigues Barbosa

Bancada Partido Social Democrático (PSD)

Líder vereador Rafael Luiz Fantin (Dentinho)

Bancada Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Líder vereador José Antônio Gava

Vice-líder vereador Ivar Leopoldo Castagnetti

Bancada Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)

Líder vereador Paulo Roberto Cavalli (Paco)

Bancada Democratas (DEM)

Líder vereador Eduardo Pompermayer (Duda)