Vereadores votam abertura de duas CPIs

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves decidiu dar início aos trâmites para a abertura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar os casos dos desvios de dinheiro público na secretaria municipal de Finanças e a forma como foi efetuada a auditoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). A decisão foi tomada pelos vereadores após reunião no início da tarde da última quarta-feira, dia 24.

Os requerimentos para a abertura de cada uma das CPIs serão votados em plenário na sessão de segunda-feira à tarde, agendada para as 14h. Segundo informações do Legislativo, é necessário que haja um terço de votos favoráveis para que um requerimento seja aprovado, ou seja, pelo menos quatro vereadores devem votar a favor das CPIs para que elas se tornem realidade. A formação das comissões, após a aprovação, deverá ser negociada entre os membros do Legislativo. 

Falta de transparência

O caso do relatório do Ipurb tornou-se alvo da Câmara de Vereadores após a demora, por parte da prefeitura, em revelar o relatório da auditoria efetuada no órgão após denúncias de supostas irregularidades e favorecimentos nas votações de alterações no Plano Diretor do município. A auditoria teve início em fevereiro e analisaria todos os processos do instituto nos últimos dez anos. A prefeitura, ao anunciar o procedimento, garantiu que haveria transparência, com a divulgação de relatórios a cada etapa.

Entretanto, nenhum relatório foi divulgado até o final da auditoria. O documento final, concluído há mais de dois meses, nunca foi revelado, e desde então a prefeitura tem sido pouco eficiente em prover mais informações sobre o caso. A última garantia dada pelo prefeito Roberto Lunelli é de que o relatório seria divulgado em reunião do Conselho Municipal de Planejamento (Complan), mas nenhuma data foi reservada.

Reportagem: Eduardo Kopp

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.