Via Del Vino: rede subterrânea será ativada

Está marcada para o próximo domingo, dia 30 de setembro, a ativação da rede subterrânea de energia e dados na Via Del Vino, em Bento Gonçalves. Com essa etapa, será possível a retirada da chamada rede morta (postes e fiação), o que dará um novo visual à praça. Será um dos marcos da revitalização do largo, cujos trabalhos iniciaram em junho do ano passado.

No domingo, a energia será desligada ao longo da Via Del Vino a partir das 6h. De acordo com o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos, durante a manhã será feita a ligação das unidades residenciais com a rede subterrânea. Uma equipe de cerca de 20 pessoas deve trabalhar no local, com dois guindastes. Segundo o secretário, os prédios serão conectados à nova estrutura no mesmo dia. 

Desde que a revitalização foi anunciada, a prefeitura entrou em contato com os responsáveis pelos prédios e estabelecimentos comerciais localizados ao longo da Via Del Vino. Foi definido que cada proprietário ficaria responsável por providenciar uma entrada para a rede subterrânea. Entretanto, quem não fez a adequação solicitada não será prejudicado. “A única diferença é que esta ligação será do lado de fora do prédio, com a fiação passando por uma espécie de cano, que ficará aparente”, explica. Os trabalhos serão cancelados apenas em caso de mau tempo. O religamento da energia deve acontecer por volta das 13h. A partir de então, deve ser iniciada a retirada da rede morta, atividade que continua ao longo da próxima semana. 

Próximas etapas 

Com a ativação da rede subterrânea e a retirada da rede morta, a obra se encaminha para a fase final. “Até agora estamos com 97% da obra concluída”, estima o secretário. As próximas etapas são apenas “arremates”, na definição do secretário. Isto inclui a colocação de lixeiras, mesas, cúpulas para as luminárias, finalização das calçadas e plantio de flores. A expectativa é de que o novo chafariz da Via Del Vino, equipado com efeitos de som e luz, deva entrar em funcionamento no início da próxima semana. 

Downhill

A realização da 2ª edição do Downhill Urbano do Vinho, na área central de Bento Gonçalves, exigirá adaptações. A intenção da prefeitura é fechar parte da rua Marechal Floriano (entre as esquinas da General Osório e Saldanha Marinho) durante a manhã para evitar transtornos. O trecho seria liberado à tarde, após o religamento da energia. Santos acredita que não haverá prejuízos para a competição, já que o turno da manhã é dedicado aos treinos e as provas ocorrem à tarde.

Causas do atraso

Um dos problemas que contribuiu para o atraso nas obras foi a falta de mapeamento das galerias subterrâneas do município. A demora também é justificada pela inexperiência do município em projetos que envolvam fiação subterrânea. Por ser mais cara que a tradicional, esse tipo de intervenção é empregada ainda em poucos lugares do país.

Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA