Via Del Vino: retirada da antiga fonte desagrada

Há pouco mais de dois meses iniciaram os trabalhos de remoção da famosa “La Fontana”, chafariz de onde jorrava água na cor de vinho situado em frente à prefeitura. No início de outubro, foram realizados os primeiros testes do novo chafariz, que fica no nível do solo e é dotado de recursos tecnológicos interativos, como luzes, som e cores. A antiga fonte era um dos mais tradicionais pontos turísticos de Bento Gonçalves e foi instalada no início da década de 90. Nas redes sociais, houve manifestações contrárias à retirada da atração. 

Desde que os primeiros testes iniciaram, imagens da antiga fonte com a palavra luto começaram a ser compartilhadas via Facebook. Vídeos das águas dançantes também foram publicados e a maioria dos comentários é contra a retirada da “La Fontana”. 

A remodelação faz parte da revitalização da Via Del Vino, cujos trabalhos iniciaram em junho do ano passado. 

O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos, defende que “todo o projeto da Via Del Vino foi muito discutido e debatido com a sociedade e com as entidades envolvidas no projeto, em especial o Viva Bento”. De acordo com ele, o projeto foi aprovado e está sendo executado conforme as decisões tomadas. O coordenador do Viva Bento, Plínio Mejolaro, está em viagem e não foi encontrado pelo SERRANOSSA para confirmar se a retirada do antigo chafariz foi debatida.  

Conforme Santos, o novo chafariz deve entrar em funcionamento de forma definitiva no próximo domingo, dia 21, quando ocorre a retirada da rede morta, composta por postes e fios aéreos. Os testes de bombas, regulagem de altura, regulagem de bicos e da central de comando apontaram a necessidade de ajustes técnicos, que devem ser concluídos até a mesma data. “A proposta é fazer com que a fonte fique ligada 24 horas por dia, já que ela funciona ligada a uma central computadorizada. Pelas informações da empresa responsável pela instalação, essa seria a única no Brasil”, avalia o secretário. 

Quando a obra do novo chafariz foi anunciada, a informação era de que a característica principal da fonte – o vinho jorrando –, não seria alterada. Apenas foram agregados elementos que permitem que as águas oscilem de altura conforme os acordes musicais, como o hino bento-gonçalvense. Apesar dos testes serem realizados com água transparente, realçando os efeitos de iluminação que acompanham a nova fonte, Santos garantiu que a partir da instalação definitiva do chafariz, a água terá a mesma cor vinho da antiga “La Fontana”. 

Novo local para “La Fontana”

A estrutura do antigo chafariz da Via Del Vino deverá ser transferida para a praça Achyles Mincarone, onde está situada a igreja São Bento, também conhecida como igreja redonda. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Obras, Alex Baretta, nesta semana. No local há um tapume em um dos canteiros centrais.

Serão necessários 17 metros cúbicos de concreto e uma estrutura de aço para realizar a transferência do chafariz, o que custaria cerca de R$ 3,5 mil. A liberação do valor depende da secretaria municipal de Finanças, que passa por uma revisão após suspeita de desvio de dinheiro público.

Reportagem: Alexandre Brusa e Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA