Via Gastronômica de Bento será revitalizada

Espaço conhecido por receber a comunidade, especialmente, aos finais de semana e também por ter mais de 80 empreendimentos, 40 deles somente na área de alimentação, lazer e hospedagem, a Rota Via Gastronômica de Bento Gonçalves, localizada na rua Herny Hugo Dreher e avenida Planalto, passará por profundas mudanças. O projeto de revitalização, moderno e ousado, foi apresentado pela equipe de Turismo e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) do governo municipal, e também pelo Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (SEGH-BG), na tarde de terça-feira, 01/06, na Fundação Casa das Artes.

Dividido em duas partes, o projeto prevê ampliação das calçadas, com colocação de bancos, mesas, cadeiras, lixeiras e nova arborização, troca de toda a camada asfáltica da via, elevação da faixa de segurança, instalação de postes de iluminação decorativos e com lâmpadas em LED em toda a via e nas ruas paralelas e, ainda, a preparação de tubulação para, futuramente, realizar a fiação subterrânea. O primeiro trecho a receber os investimentos será a rua Herny Hugo Dreher, nos 600 metros que contempla a Casa das Artes até a esquina da avenida Planalto. Para esta primeira fase o investimento previsto é de R$ 2,5 milhões, com recursos próprios. A segunda etapa, que contempla mudanças na avenida Planalto, só será orçada e licitada quando toda a rua Herny Hugo Dreher estiver revitalizada. 


 

O projeto deve ser licitado ainda neste mês de junho e, assim que aprovado, a obra será iniciada. A previsão de conclusão após o início das obras é de oito meses. O projeto é uma demanda antiga do SEGH e empresários da região, que apresentaram as ideias de revitalização ainda em 2006, sendo somente agora abraçado pela municipalidade. O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, afirma que o projeto é um presente para a comunidade. “Esse investimento só trará benefícios para o cidadão. Precisávamos de melhoria na infraestrutura, na acessibilidade e também na segurança de toda a comunidade que frequenta a Via Gastronômica. Esse é o início de um projeto que vai construir o que Bento será no futuro: uma cidade moderna, de patamar internacional”, afirmou o prefeito.


 

A diretora-adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti, afirma que todo o projeto foi pensado na humanização da via e também em dar prioridade para os pedestres. Com a ampliação das calçadas, o projeto prevê a redução de 48 para 23 vagas de estacionamento na Herny Hugo Dreher. “Como as vias paralelas e laterais receberão nova iluminação e, por consequência, mais segurança, os veículos poderão usar esses espaços para estacionar”, afirma. Além disso, a prefeitura acredita que, com a revitalização, empresários podem apostar em novos investimentos em vagas para estacionar.
O secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, afirma que, mesmo que o bairro seja muito procurado pelos turistas, a obra é destinada especialmente à comunidade. “Já sabemos que 70% dos frequentadores da Via Gastronômica são pessoas que moram em Bento. Então todo este projeto foi feito para que a comunidade possa andar com segurança e com conforto e usufruir destes espaços”, aponta.


 

A diretora-executiva do SEGH-BG, Márcia Ferronatto, comemorou a apresentação do projeto. “Para nós é um sonho sendo realizado. Há mais de 10 anos a gente luta por esta revitalização e a municipalidade entendeu a importância do projeto para o turismo de experiência, para a história da nossa cidade e para comunidade”, pontuou. “É um divisor de águas e um presente para toda a região”, finalizou.


 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também