‘Viagens do Conhecimento’ decola rumo à Espanha

Aproximar o conhecimento do desenvolvimento. É com este objetivo que o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) lançam o Projeto ‘Viagens do Conhecimento’. A primeira missão será realizada na última semana de setembro para um grupo limitado de 12 empresários. O destino será o País Basco, na Espanha, e o tema eleito é inovação.

Feito sob medida para atender as necessidades das empresas associadas ao CIC/BG, o projeto, além de proporcionar a inserção internacional, também coloca à disposição da comunidade empresarial referências mundiais em torno de temas variados. O presidente da entidade, Henrique Tecchio, destaca a importância da ação para o desenvolvimento das empresas. “Conseguimos montar um projeto exclusivo capaz de fomentar a inovação colocando nossos empresários em contato direto com uma experiência de sucesso no exterior”, ressalta.

Como o tema escolhido foi inovação nada melhor do que conhecer o País Basco, mais precisamente o Grupo Mandragón, uma referência no assunto, especialmente o Polo de Inovação Garaia. “O primeiro momento será marcado por diálogos e o segundo por visitas, diferentes das que estamos acostumados a ver aqui no Brasil”, explica a coordenadora do MBA em Administração do Conhecimento e Desenvolvimento Organizacional da UCS, Ana Cristina Fachinelli Bertolini. Ela comenta que a programação não inclui visita ao chão de fábrica, mas aos ambientes de gestão da inovação, sempre contemplando a interação com os profissionais do setor.

A escolha pela região também está ligada ao jeito próprio do país fazer as coisas, sempre vinculado a sua cultura. “A forma como o País Basco vem promovendo o seu desenvolvimento a partir da inovação e do conhecimento é considerada atualmente uma referência na Europa”, afirma a coordenadora.

O diretor da Área de Infraestrutura e Logística do CIC/BG, Cícero Zanoni, enfatiza a relevância do projeto que está disponibilizando à comunidade empresarial o acesso ao aprendizado de como é feita a gestão da inovação num país que é referência internacional no assunto. “Utilizar um dos pontos fortes conquistados pela UCS que é a inserção internacional premia as empresas associadas colocando-as em contato com as melhores referências”, garante. As redes internacionais criadas pela UCS nos últimos 15 anos dão suporte e contribuem com o projeto.

A coordenação é feita pelo CIC/BG, em parceria com a UCS. As empresas interessadas devem se apressar para garantir vaga fazendo sua pré-inscrição através do e-mail comunicacao@cicbg.com.br ou pelo telefone (54) 2105.1999, com Aline.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br