Vice-governador gaúcho percorre municípios afetados por ciclone

“Por onde passei, vi voluntários se revezando para preparar alimentos aos desabrigados, pessoas albergando vizinhos em suas casas, doações de toneladas de alimentos, água, roupas. Também o heroísmo e comprometimento dos homens e mulheres das nossas forças de segurança, que se colocam em risco para salvar outras pessoas”, disse Gabriel Souza

Fotos: Joel Vargas/GVG

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), esteve visitando municípios atingidos pela enchente provocada por um ciclone extratropical neste domingo, 18/06. Acompanhado do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o roteiro iniciou-se em Três Cachoeiras. Após, ambos seguiram para Montenegro e Esteio, conferindo locais onde as prefeituras estão recebendo os desabrigados e oferecendo assistência às famílias vítimas da tragédia.

Com a manhã ensolarada e bem diferente dos últimos dias, a agenda começou cedo no Litoral Norte, na comunidade do Morro Azul, onde a ponte que liga Três Cachoeiras a Morrinhos do Sul foi parcialmente destruída. “A cabeceira da estrutura cedeu após as chuvas intensas. Ao lado do secretário Costella, ressaltamos aos moradores que nos receberam hoje que atuaremos em duas frentes: rapidamente, em uma solução emergencial provisória para reconectar a comunidade com a ERS-494 e, posteriormente, uma solução definitiva, com uma obra de engenharia para resolver de forma permanente”, informou Gabriel.

Na sequência, chegaram ao município de Montenegro, no Vale do Caí, onde o nível do Rio Caí – que chegou a subir mais de dois metros – começou a baixar gradualmente desde a noite de sábado, 17/06. No local, Gabriel e Costella foram recebidos pelo prefeito Gustavo Zanatta e visitaram dois ginásios utilizados para recebimento e triagem de doações de alimentos e materiais de higiene/limpeza e também como abrigo para pessoas que precisaram deixar suas casas em função do elevado volume de chuva.

Gabriel levou a solidariedade do governo do Estado às cerca de 15 famílias que estão temporariamente abrigadas no Pavilhão Sesc. Muitas crianças estão alojadas no espaço, que recebeu uma equipe de recreação para ajudar nos cuidados com elas. Um deles, Jordan, completou seu primeiro aniversário neste sábado, no ginásio. O vice-governador se reuniu com o Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro e com a Defesa Civil do município para alinhamento das ações.

O último município visitado foi Esteio, na Região Metropolitana, onde Gabriel e Costella visitaram o ginásio utilizado para organização, separação e encaminhamento de doações. Recebidos pelo prefeito Leonardo Pascoal, o grupo esteve também na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ezequiel Nunes Filho, que no momento serve de abrigo para famílias. O vice-governador conversou com voluntários e moradores atingidos pelas chuvas.

Costella ressaltou a atuação dos órgãos e secretarias de Estado para garantir o atendimento à população. “Estamos trabalhando, de maneira integrada, para que as pessoas possam voltar para suas casas o mais breve possível e para que as rodovias sejam liberadas. Deixo meu reconhecimento ao trabalho dos voluntários e minha solidariedade às famílias atingidas”, disse.

Ao final das visitas, Gabriel fez uma avaliação do que viu e exaltou a solidariedade e o trabalho das forças de segurança. “Por onde passei, vi voluntários se revezando para preparar alimentos aos desabrigados, pessoas albergando vizinhos em suas casas, doações de toneladas de alimentos, água, roupas. Também o heroísmo e comprometimento dos homens e mulheres das nossas forças de segurança, que se colocam em risco para salvar outras pessoas”, enalteceu o vice-governador.