Vida de quem inspira o voluntariado

"Nossa pequena empresa, uma formiga diante deste universo presente aqui, faz a sua parte. E não há o que pague o sorriso sincero e as lágrimas de emoção daqueles que não teriam condições, sejam elas físicas, sejam elas financeiras, de frequentar um centro estético. Isso nos emociona muito”. As palavras da empresária Janete Gregio, proprietária do Jane Beauty Centro Estético, durante a primeira palestra do ano do CIC-BG na última segunda-feira, dia 18, teve um objetivo: sensibilizar empresários a praticar atividades voluntárias.

A empresa faz parte do projeto Parceiros Voluntários, que desde o ano 2000 é coordenado pelo CIC. A entidade vem trabalhando para captar cidadãos dispostos a ajudar o próximo e promover ações com finalidade assistencial. Hoje, conta com cerca de 100 pessoas físicas e cinco empresas participantes cadastradas – números que a Parceiros Voluntários espera incrementar ao longo do ano. 

O Jane Beauty Centro Estético participa do projeto desde 2012, emprestando o talento de seus profissionais em torno de quem mais precisa. “Iniciamos com nossas manicures, maquiadoras e cabeleireiros que se disponibilizaram a atender gratuitamente em um evento realizado pela Abraçaí. A partir daí, foram surgindo outras ações, como por exemplo cortar cabelos e arrumar as unhas das vovós e dos vovôs do Lar do Ancião, montar a Árvore de Natal da Solidariedade, para a qual contamos com o apoio de nossos clientes, além de nossos colaboradores, sempre tão solícitos. Além disso, atendemos ao Projeto Curumim cortando o cabelo dos meninos, temos maquiadoras que se revezam entre elas e, uma vez ao mês, ficam no setor de oncologia maquiando e dando dicas de beleza para melhorar a autoestima das mulheres e também de homens que lá se encontram em tratamento de quimioterapia, entre outras ações”, detalha Janete.

Para ela fazer trabalho voluntário permite conviver com muitas pessoas e vivenciar muitas histórias.  “Não somos simplesmente um Centro Estético. Ou melhor, não queremos ser somente isso. Temos princípios que norteiam nosso trabalho. Atuamos em função da felicidade das pessoas, promovemos soluções com simplicidade e respeito às singularidades, buscamos fazer sempre melhor, preservamos o presente para garantir o futuro e trabalhamos para construir uma sociedade melhor. Quantas vezes choramos junto com o abraço, com o beijo que recebemos de um ‘muito obrigado’ tão profundo e verdadeiro”, comenta.


 

Apelo
Durante o evento, a empresária alertou que todos precisam “com urgência” praticar não somente o voluntariado, mas a empatia. “Por que é tão difícil para nós, seres humanos, em pleno século 21, nos colocarmos no lugar do outro? Nos sensibilizamos com Brumadinho, com o Flamengo, com Ricardo Boechat, mas não nos sensibilizamos com os problemas da nossa cidade, com os menos favorecidos que estão aqui, circulando por nossas ruas, batendo às nossas portas. Na hora de cobrar, estamos aqui para cobrar. Na hora de reclamar, dificilmente pensamos duas vezes. Mas e na hora de fazer nossa parte, onde estamos?”, questionou. “Fazer o bem, cuidar do próximo é tão importante quanto outros setores na gestão de uma empresa. Requer tempo, dedicação e envolvimento e como tudo que nós entregamos, vem o retorno depois”, garantiu ela. 
 

COMO FAZER PARTE DA PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

Existem programas de voluntariado específicos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Em ambas as modalidades, os interessados escolhem as ações que irão voluntariar, priorizando aquelas que estiverem relacionadas às suas habilidades e, ao mesmo tempo, lhes proporcionam bem-estar. Quem quiser conhecer os benefícios de praticar o voluntariado no modo ‘Voluntário Pessoa Física’ pode procurar a Parceiros Voluntários e participar de uma reunião de conscientização, com apresentação do trabalho realizado pela ONG. Então, alguns cadastros são preenchidos para identificar de que forma a pessoa pode contribuir. A atividade ocupa, em média, apenas algumas horas semanais. 
No caso do programa destinado às empresas, o objetivo é incentivar o envolvimento das corporações na transformação da realidade social. Companhias interessadas em desenvolver algum projeto social recebem da Parceiros Voluntários o auxílio necessário para a criação e a realização de ações comunitárias. As atividades podem ocorrer dentro ou fora da empresa, de acordo com a disponibilidade do empreendimento. 

Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105 1999 ou pelo e-mail, com a coordenadora da ONG, Angélica Somenzi.