Vida de quem trabalha organizando a bagunça dos outros

“Entra, mas não repara a bagunça”. Essa é a frase que a Rochelli Conzatti Pereira mais escuta quando chega nas casas de suas clientes. Mal sabem elas que de bagunça é o que ela mais gosta. Isso porque a jovem de 25 anos é personal organizer, profissional especializada em fazer organização de diferentes ambientes.

 

Rochelli Conzatti Pereira

Design de interiores por formação e estudante de Arquitetura, Rochelli decidiu mudar de vida há dois anos. “Estava em dias muitos monótonos e queria algo novo que me reinventasse e me fizesse feliz profissionalmente. Foi aí que vi na TV sobre a profissão e percebi que tinha muito perfil para essa carreira”, conta ela, que costumava arrumar os armários de toda a família frequentemente. “Busquei informações com pessoas que já atuavam e que são referência na área e resolvi ariscar em uma profissão nova aqui na região, mas que tem muito mercado de expansão”, comenta. 



 

Além de fazer curso de capacitação profissional de organização presencial em Porto Alegre, a designer investiu em muitos outros aperfeiçoamentos com profissionais referências no mercado, que ajudaram a desenvolver um método de trabalho. Ela explica que, antes de colocar suas técnicas de organização em prática, busca captar as necessidades, expectativas e rotina de cada perfil de cliente, para que o serviço seja eficaz e que atenda todos os anseios de quem o contrata. “Com o auxílio de técnicas específicas e funcionais, transformamos o ambiente, otimizamos espaços, e permitimos que a pessoa encontre tudo que precisa com mais facilidade, tendo como resultado tempo e a qualidade de vida que tanto almejamos nos dias de hoje”, garante.

 


 

Depois de deixar tudo no seu devido lugar, ela conta que o passo seguinte é ensinar todas as técnicas para que a família mantenha a organização. Mas nem todos os espaços são fáceis de organizar. Rochelli revela que os trabalhos mais desafiadores são aqueles que os clientes têm uma quantidade de roupa muito maior do que o espaço físico. “Requer muito mais trabalho e concentração”, explica. Mas o que a profissional gosta mesmo é de planejar e organizar mudanças desde os primeiros detalhes. “Gosto de planejar a arrumação desde o início”. Além de fazer “milagres” em ambientes residenciais, a profissional também atua em organizações comerciais e empresariais.

Para quem quer manter ambientes organizados, Rochelli dá dicas: “cada item tem o seu local para ser guardado. É bacana ter os itens da sua casa categorizados, podendo ser aplicado em todos ambientes. Da mesma forma como se faz com a gaveta dos talheres, que dentro dela estão separados garfos, facas e colheres, por exemplo. Isso facilita muito”, finaliza. 
 


 

Série Vida de…

Esta é a 114ª reportagem da Série “Vida de…”, uma das ações de comemoração aos 10 anos do SERRANOSSA e que tem como objetivo contar histórias de pessoas comuns, mostrando suas alegrias, dificuldades, desafios e superações e, através de seus relatos, incentivar o respeito.