Vidas que a qualificação mudou

Desempregados, afastados do trabalho, em busca de aperfeiçoamento ou iniciando a concretização de um sonho: os motivos para buscar um novo ofício são diversos. Na última quarta-feira, dia 14, 49 pessoas receberam mais do que um diploma de conclusão de um curso de qualificação pelo Senac de Bento Gonçalves: elas encerraram um ciclo de aprendizado e de superação que resultará em mudanças profundas em suas vidas.

No salão da comunidade do bairro Vila Nova 1, oito cozinheiros, 16 recepcionistas e 25 garçons puderam mostrar todo o conhecimento adquirido no Senac, em um jantar para 130 convidados especiais. Eram integrantes e familiares da Associação Anjos Unidos, que desenvolvem um trabalho impecável com pessoas com limitações físicas e mentais. 

Na entrada, os formandos do curso de Técnicas de Recepção davam boas-vindas aos convidados, encaminhavam para as mesas e se colocavam à disposição para qualquer dúvida. Circulando entre as mesas, estavam os alunos do Máster Garçom, servindo de acordo com as práticas aprendidas durante todo o curso. E preparando uma entrada, um prato principal e uma sobremesa estavam os concluintes do curso de Cozinheiro, que, inclusive, tiveram que desenvolver pratos especiais para as pessoas com restrições na alimentação. 

Toda essa iniciativa faz parte do projeto Integrador, que visa proporcionar que os alunos coloquem em prática todo o aprendizado em sala de aula. “Este é um novo modelo pedagógico do Senac, proporcionar que os alunos trabalhem em situações reais. Cada um que chega aqui vem com desejos diferentes, mas sai com o mesmo objetivo, que é se recolocar no mercado de trabalho de forma mais qualificada. Para nós também é gratificante, porque sabemos que é só o início de uma trajetória que pode ser de muito sucesso”, comenta a diretora do Senac local, Rosângela Jardim.

Durante o jantar, que teve, inclusive, a animação do sósia de Elvis Presley, todos puderam mostrar, com muita simpatia, sabor e técnica, que são profissionais prontos para o mercado de trabalho.

Uma nova mulher


Dalva Aparecida Correa Pelegrini, de 51 anos, chama atenção pela simpatia ao receber os convidados. Quem a vê distribuindo sorrisos, mal sabe os desafios que teve que superar para estar ali. Ela trabalhava em uma fábrica quando começou a ter problemas no braço – têm dois tendões rompidos e cabeça do úmero avultada – e ficou impossibilitada de trabalhar. Procurou o INSS e começou a ter o benefício, mas não se contentou em ficar encostada. “Eu queria trabalhar. Então resolvi começar a estudar. Só tinha até a 5ª série e no final do ano eu vou concluir o Ensino Médio”, contou orgulhosa.

Através de um programa de recolocação no mercado de trabalho promovido pelo INSS em parceria com o Senac, ela foi encaminhada para o curso de técnicas de recepção e, nessa semana, concluiu a qualificação. “Estou muito feliz com tudo que aprendi, porque até o ano passado eu mal sabia falar com as pessoas, me comportar ou me vestir direito. A gente aprende tudo isso. Eu me sinto uma nova mulher”, garante Dalva, que agora quer fazer mais cursos e se qualificar ainda mais para chegar pronta ao mercado de trabalho.

Para aprender mais

Roberto Carlos Vidal, de 35 anos, é garçom há 12 e buscou no curso Máster do Senac uma oportunidade de melhorar seu trabalho. “Fiz alguns cursos há alguns anos, mas sempre é importante uma atualização”, comenta ele, que trabalha como garçom em eventos como casamentos, formaturas e shows. Para Vidal, mais do que aprender a servir, o curso também orienta como se portar e lidar com os clientes e como melhorar as relações com os colegas. “Estou extremamente satisfeito e feliz com o que aprendi ao longo do curso”, finaliza.

Em busca do sonho

É entre as panelas que Maiara Bertolini, de 24 anos, adora estar. Curiosa e com o sonho de ter o próprio negócio, ela buscou no curso de cozinheiro do Senac a oportunidade de mudar de vida. Mal sabia ela que sairia uma profissional completa depois de 500 horas de qualificação. “Mais do que aprender a fazer pratos de diferentes culturas e países, a gente aprende tudo sobre a gestão de um negócio. Vi que é realmente isso que eu quero. Não apenas cozinhar, mas comandar um restaurante e fazer isso com qualidade”, conta ela, orgulhosa.

 

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também