Vídeos
25/09/2020 14:47:44

FAB divulga imagens do primeiro voo do caça Gripen no Brasil


Nesta quinta-feira (24/09), a primeira aeronave multimissão F-39E Gripen fez seu primeiro voo em espaço áereo brasileiro, partindo de Navegantes (SC) com destino a Gavião Peixoto (SP). A aeronave chegou ao Porto de Navegantes no domingo, 20/09, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia, país que mantém uma parceria com Brasil. 

Duas aeronaves F-5M pertencentes ao 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (Esquadrão Pampa) acompanharam o voo, que também contou com dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), que foram mantidos de sobreaviso de Busca e Salvamento em Pirassununga (SP) e Florianópolis (SC).

A aeronave ficará alocada no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), uma estrutura construída para a transferência de tecnologia, suporte e atualizações no ciclo de vida da plataforma na FAB. O objetivo é que o GFTC possa apoiar, nas áreas de engenharia, trabalhos de ensaios e testes, integração e modernizações, além de atuar no desenvolvimento de softwares de evoluções do projeto.

Gripen
O F-39 Gripen, nos modelos E (monoposto) e F (biposto) será a mais moderna e avançada plataforma multimissão atuando na defesa do espaço aéreo brasileiro. O modelo é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. Em diversas Forças Aéreas no mundo é o vetor responsável pela soberania e proteção da nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas.



Curta o SERRANOSSA