Videomonitoramento: mais uma câmera é instalada

Na última semana a prefeitura instalou mais uma câmera de videomonitoramento no Centro de Bento Gonçalves. O equipamento foi colocado na esquina das ruas Marechal Deodoro e Assis Brasil, junto à parada de ônibus situada ao lado da igreja Santo Antônio. Para o funcionamento, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, falta apenas a ligação da fiação por parte da empresa Rio Grande Energia (RGE). A previsão é de funcionamento já nos próximos dias. 

Conforme o capitão Reni Onírio Zdruikoski, subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), o município conta com 29 câmeras, todas monitoradas pela Brigada Militar e em operação. A instalação do sistema começou ainda no ano de 2006. Durante a administração de Roberto Lunelli, foi implantado o projeto Bento Digital, uma rede multisserviços de comunicação através de cabos de fibra ótica que criou uma estrutura municipal de coordenação e gestão de informática e ampliou o número de locais monitorados eletronicamente. Os equipamentos estão em diferentes pontos do município, abrangendo principalmente os bairros Centro, Cidade Alta, São Roque, Santo Antão, Planalto e Botafogo, além dos principais acessos à cidade, como a Pipa Pórtico e o trevo do bairro São Roque, na RSC-470.

Ainda de acordo com o capitão, a implantação da câmera próximo à igreja Santo Antônio foi a mais indicada para suprir a que foi retirada da Via Del Vino durante a reforma do local. A ampliação da rede de monitoramento depende da prefeitura, responsável pela aquisição das câmeras, sendo de competência da Brigada Militar o monitoramento e a captura das imagens. Os equipamentos podem contribuir para aumentar a segurança dos moradores da cidade, identificando criminosos, presenciando crimes e posteriormente permitindo a prisão dos autores.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.