Videomonitoramento terá reforço

O município de Bento Gonçalves ganhará um reforço de 30 novas câmeras para o sistema de videomonitoramento urbano. Elas foram adquiridas através de processo licitatório e a empresa responsável pela instalação já está definida. Porém, ainda não há previsão para que os equipamentos entrem em funcionamento. Com a chegada dos novos aparelhos, Bento terá, no total, 59 câmeras.

Cada uma das novas filmadoras compradas custará R$ 13,5 mil, segundo o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Roberto Carraro. Entretanto, ainda não há prazo e nem áreas estipuladas para que os novos equipamentos sejam instalados. “Os locais serão definidos em conjunto com a Brigada Militar (BM), levando-se em conta os pontos mais vulneráveis. No momento, não podemos afirmar que todas serão instaladas imediatamente, isso vai depender ainda de uma estratégia conjunta”, explica. 

O controle e o monitoramento das imagens continuarão sendo responsabilidade da Brigada Militar. O capitão Reni Onírio Zdruikoski, subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísicas (3° Bpat), confirma que ainda não há data para que o reforço tecnológico entre em ação. Contudo, mesmo sem prazos locais definidos, Zdruikoski destaca que a BM já tem estabelecidos quais serão os critérios utilizados para a instalação dos equipamentos. “Temos que levar em consideração pontos de maior fluxo de pessoas, rotas de saída e entrada da cidade e proximidades de estabelecimentos com grande circulação, como por exemplo, escolas”, comenta.

O capitão lembra ainda que serão levadas em conta as estatísticas de criminalidade, para mapear as zonas  que mais necessitam do suporte. “Locais com maior índice de ocorrências, como roubo a pedestre e furto e roubo de veículos, por exemplo, também poderão entrar no critério de avaliação para que câmeras sejam instaladas nesses pontos”, conclui.

Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.