Vigilância Ambiental faz levantamento sobre dengue

A Vigilância Ambiental de Bento Gonçalves realiza, até o próximo sábado, dia 24, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). O objetivo do trabalho é verificar o tamanho da infestação pelo mosquito transmissor da dengue no município. Os agentes circularão por diversos bairros, onde realizarão a vistoria de 20% dos imóveis. Os dados coletados serão encaminhados diretamente ao Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora do setor de vigilância ambiental, Analiz Zattera, o município é considerado infestado pelo Aedes aegypti, pois já foram encontrados focos do inseto em armadilhas e, também, em imóveis da cidade. “Como o inverno teve temperaturas amenas e a temporada de chuvas é intensa, os cuidados para evitar a proliferação deste inseto no verão devem ser redobrados. Todo depósito que possa acumular água deve ser eliminado ou guardado em local coberto, para não se tornar criadouro”, destaca.

O mosquito da dengue prolifera em água limpa e parada. Os principais criadouros são: lixo reciclável espalhado no meio ambiente, principalmente em terrenos baldios, pneus a céu aberto, caixas de água destampadas, tonéis para coleta de água da chuva sem proteção, pratos de vasos de flores, floreiras em cemitérios, baldes, garrafas, potes e outros materiais deixados a céu aberto, além de lajes de casas que acumulem água por mais de uma semana.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também