Vinho e espumante podem se tornar símbolos oficiais do Rio Grande do Sul

Projeto de lei de autoria de Guilherme Pasin avança na Assembleia Legislativa

Espumante e vinho podem se tornar símbolos oficiais do Rio Grande do Sul
Foto: Fabiano Sperotto

O projeto de lei, de autoria do deputado Guilherme Pasin (Progressistas), que visa tornar o vinho e o espumante símbolos oficiais do Rio Grande do Sul deu um importante passo na terça-feira, 19/11. O parecer favorável, lido pelo deputado Luciano Silveira (MDB), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), coloca a proposta mais próxima de se tornar lei.

A iniciativa reconhece a importância do setor vitivinícola para a economia gaúcha e valoriza a tradição e a cultura que envolvem essas bebidas. 

“O setor enoturístico movimenta, em média, R$ 3 bilhões por ano no Estado, demonstrando o potencial econômico da atividade”, reforça Pasin, autor da medida e ex-prefeito de Bento Gonçalves, Capital Nacional do Vinho. 

Ainda segundo Pasin, a aprovação do parecer é uma vitória para todos os gaúchos que se orgulham de nossa tradição vitivinícola.

“O vinho e o espumante são muito mais do que bebidas, eles representam nossa cultura, nossa história e nosso potencial econômico. Agora, estamos mais próximos de reconhecer oficialmente esse patrimônio e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor”, completa o deputado.

Não há previsão do projeto ser votado pelos deputados estaduais.

Você pode gostar também