Vinho e Espumante: Símbolos Oficiais do Rio Grande do Sul
Lei de autoria do deputado Guilherme Pasin consagra vinho e espumante como símbolos do Rio Grande do Sul

O vinho e o espumante agora são símbolos oficiais do Rio Grande do Sul. A lei, de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), foi sancionada na noite desta segunda-feira (28), em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A nova legislação valoriza a vitivinicultura gaúcha — responsável por 90% da produção nacional —, reforça o papel do setor na cultura e na economia do estado e impulsiona o enoturismo.
A cerimônia reuniu o governador Eduardo Leite; o vice, Gabriel Souza; o presidente da Assembleia, Pepe Vargas; o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi; a corte da Fenavinho — a imperatriz do vinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, e as damas de honra, Yasmin Luiza de Lima Barbacovi e Graziele Miszevski —, além de parlamentares, prefeitos, entidades do setor, imprensa e convidados. Para Pasin, a sanção reconhece o legado das famílias que transformaram uvas, vinhos e espumantes em patrimônio gaúcho.
O Projeto de Lei nº 514/2023, que originou a nova lei, foi proposto em 2023 pelo deputado Guilherme Pasin.
“Esta lei nasce da nossa paixão pela terra e pelo trabalho que cada produtor coloca na produção de vinhos e espumantes. É o reconhecimento merecido a todos que contribuem para o sucesso dessa tradição”, afirmou Pasin.
Com a lei, o governo também busca fortalecer o turismo nas regiões produtoras, como a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, atraindo mais visitantes e valorizando as raízes do Rio Grande do Sul.