Vinhos no verão? Confira os tipos recomendados
Docente do curso de Sommelier do Senac Bento Gonçalves dá dicas para o consumo da bebida no calor
Para os apreciadores de vinhos, o verão pode parecer inapropriado para consumir a bebida, entretanto, existem diversos tiposque são ótimas pedidas para a estação mais quente do ano. Por causa dessas dúvidas, surgem mitos e polêmicas desde o armazenamento até o consumo. E você? Sabe se o vinho tinto pode ser armazenado na geladeira? É saboroso consumir vinho tinto com gelo?
Para a docente do Curso de Sommelier do Senac Bento Gonçalves, Michelle Landgraf, a questão passa pelo corpo do vinho, se é um tipo mais alcoólico, mais ou menos “encorpado”, isto é, características que o tornam menos agradável no verão do que o vinho rosé ou branco. Entretanto, o vinho tinto não é proibido no verão, basta “aclimatar”, ou seja, adequar ao momento do consumo e ao tipo de comida que será desfrutada. “Pode, sim, beber vinho tinto nos dias mais quentes, mas, por questão do calor, costuma-se optar pelos mais leves. Sugiro, por exemplo, o Pinot Noir ou um Garnacha mais jovem, sem passagem por barrica. São vinhos que podemos verificar uma graduação alcoólica menor”, recomenda.
Quando se fala que o vinho tinto precisa ser bebido em temperatura ambiente, por exemplo, a temperatura referida não passa dos 20ºC. Dessa forma, segundo a docente, não é recomendado beber um vinho encorpado, como Malbec ou Cabernet Sauvignon, em um calor de 35 a 40ºC. “Resfriar o vinho levemente é sempre aconselhável, ainda que não sejam esses mais encorpados. Pode ser um vinho mais leve. No verão, época de reunir família, amigos, fazer festa e se divertir, não se deve tomar um vinho quente num calor de 40ºC. Portanto, pode colocar na geladeira, sim”, indica. Michelle ainda acrescenta sobre a dúvida do gelo no vinho: “No caso do gelo, ele se diluirá na água e o vinho não ficará tão agradável, mas, dependendo do vinho, inclusive existem coquetéis feitos com vinho e gelo, ele será utilizado. Pode, com parcimônia, e sempre entendendo o momento”.
De acordo com a especialista, entre os vinhos mais recomendados para a estação estão os leves, fáceis e descomplicados, sempre se atentando ao momento: “Se está na praia, piscina, festa de fim de ano, o ideal é sempre dar preferência para os espumantes, desde os mais doces (moscatéis) até os mais secos (nature), rosé, espumantes tintos, espumantes ancestrais. Estamos encerrando um ano difícil, portanto, o recomendado é apostar nesses vinhos frescos, divertidos e descomplicados. Os vinhos que harmonizam com a estação são os que harmonizam com o momento que você quer viver”.
Os interessados na área também podem buscar formações como as oferecidas pelo Senac Bento Gonçalves. A escola oferece cursos profissionalizantes e master class de degustações orientadas, que é recomendada para quem está iniciando no mundo dos vinhos. “Cursos sempre ajudam bastante. É importante saber por que realizará o curso: beber melhor? Para trabalhar com isso?”, indica Michelle.
Para se inscrever, basta acessar o site www.senacrs.com.br/bento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-4200 ou pelo WhatsApp (54) 99255-7649. A escola fica localizada na rua Saldanha Marinho, 820, no bairro Centro.