Vinicius Benini é empossado presidente do Sindmóveis
A posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi marcada por projeções realistas para o setor moveleiro e pela apresentação de um grupo renovado de diretores. O novo presidente para o biênio 2019/2020 é o empresário Vinicius Benini (Móveis Pozza), tendo como vice-presidente o empresário da Perlare, Cassiano De Paris. Essa foi a primeira transmissão de posse realizada no novo Centro Empresarial Bento Gonçalves, prédio que reúne as principais entidades setoriais do município e que foi construído com participação do Sindmóveis.
Em seu discurso de despedida, o empresário Edson Pelicioli, da Ideias & Conceitos, destacou que o setor moveleiro nacional foi um dos mais afetados pela crise econômica e que a entidade correu para fazer frente à crise, às greves, para frear o fechamento de postos de trabalho e para favorecer um ambiente de negócios nas exportações quando as condições do mercado doméstico não contribuíram. “Posso afirmar com segurança que, embora tenha sido uma corrida, jamais estivemos fugindo da crise. Ao contrário: se o Sindmóveis correu, foi em busca de mais oportunidades, de mais estrutura, de mais projetos. Foi uma corrida de enfrentamento”, salientou. Como destaques de sua gestão, Pelicioli elenca as comemorações dos 40 anos do Sindmóveis, a inauguração do Centro Empresarial Bento Gonçalves e a realização, com qualidade, da Movelsul Brasil 2018.
O empresário Vinicius Benini assumiu oficialmente as funções da presidência no dia 1º de janeiro, mas ele já vinha atuando como diretor do Sindmóveis nos últimos cinco anos: primeiro como diretor de Infraestrutura e, no último biênio, como vice-presidente e diretor Comercial. Em seu discurso de posse, Benini destacou como prioridade de sua carreira a atuação junto a questões coletivas do setor. “A maturidade e as sucessões trouxeram muitos ganhos para a indústria moveleira, mas, em se tratando de polo, nenhuma tecnologia ou projeto fabuloso substitui a força da construção coletiva. Não existe como qualquer empresa crescer isoladamente, sem que tenhamos um ambiente propício a toda indústria moveleira e um polo competitivo no mercado mundial”, destacou.
Como projetos para a nova gestão, Vinicius Benini destaca o fortalecimento das relações com o associado e a articulação com os governos de todos os âmbitos, entidades parceiras e empresas do setor. Ele também enfatiza o planejamento da Movelsul Brasil 2020, que já está 57% comercializada, faltando 14 meses para sua realização; a internacionalização das empresas do polo; e o projeto permanente do Sindmóveis de promoção do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro.