Vinícola Aurora é premiada no World Taste Awards 2025 com cinco sucos integrais
Mais premiações: Aurora recebe destaque no World Taste Awards 2025, uma das principais distinções internacionais dedicadas à análise sensorial de alimentos e bebidas

Os sucos integrais da Cooperativa Vinícola Aurora conquistaram reconhecimentos importantes no World Taste Awards 2025, uma das principais premiações internacionais dedicadas à análise sensorial de alimentos e bebidas. As bebidas premiadas representam aproximadamente metade das vendas da empresa ao exterior e figuram entre as mais exportadas para mercados como Canadá, China, Curaçao, Estados Unidos, Gana, Irlanda, Líbia, Paraguai, Peru, Portugal, Inglaterra, Taiwan e Venezuela.
A distinção reforça a liderança nacional da Aurora na produção e comercialização desses produtos. Atualmente, a cooperativa detém mais de 30% de share do mercado brasileiro de suco de uva integral, elaborado com 100% uva e sem adição de água ou açúcar.
Na edição de 2025, a Aurora recebeu Medalha Platinum pelos produtos Aurora Tinto, Aurora Suco de Maçã e Aurora Tinto Gaseificado, além de Medalha de Ouro para o Aurora Orgânico e o Casa de Bento Tinto.
O concurso internacional adota uma metodologia própria de avaliação sensorial, que considera fatores como aparência, aroma, sabor (incluindo retrogosto e persistência), vitalidade (intensidade, equilíbrio e complexidade), opulência (textura e corpo) e ressonância, que avalia o impacto e a memorabilidade da experiência como um todo. O júri reúne profissionais experientes dos setores de gastronomia e hotelaria.
O diretor de Marketing e Vendas da Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, explica que a participação no World Taste Awards nasceu do desejo de submeter os produtos a uma avaliação independente e externa ao mercado brasileiro. Ele destaca que esse reconhecimento resulta de um trabalho estruturado ao longo dos anos, iniciado quando a cooperativa identificou o potencial do suco de uva e passou a investir em tecnologia de produção.
“Não podemos deixar de exaltar a importante participação de nossos cooperados na Serra Gaúcha e a constante adaptação e evolução dos métodos de produção. Esse diferencial nos permite atender às demandas do mercado internacional. Como exemplo, cito o suco tinto gaseificado, desenvolvido a partir de um pedido de clientes asiáticos e agora reconhecido com medalha de ouro”, afirma Valerio.
As medalhas conquistadas funcionam como um selo internacional de qualidade. A Aurora tem autorização para utilizar os materiais de divulgação, incluindo os selos das premiações, por três anos. Além disso, cada produto recebeu um relatório técnico com notas individuais para os critérios avaliados. Nos próximos dias, a cooperativa divulgará um resumo traduzido com os principais feedbacks ao público e aos parceiros.
Expansão do portfólio de bebidas não alcoólicas
Em 2025, a Cooperativa Vinícola Aurora ampliou seu portfólio de bebidas não alcoólicas, lançando novas embalagens, formatos e sabores e reforçando sua presença no segmento de sucos 100% integrais.
O grande destaque foi o suco de maçã gaseificado, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes, lançado em garrafas de vidro de 275 ml. A novidade chegou ao mercado como uma alternativa natural, sofisticada e refrescante às opções tradicionais.
A marca também apresentou novas opções das embalagens Tetra Pak para sucos integrais. O suco de uva tinto ganhou versão de 750 ml, enquanto o suco de uva branco e o suco de maçã passaram a ter apresentação de 200 ml, todas em embalagens Tetra Brik Aseptic 200 Edge. Esses lançamentos se somam às versões já disponíveis de 1,5 L, 1 L, 300 ml, à linha orgânica e às latas, reforçando a abrangência do portfólio.
Sobre a Vinícola Aurora
Fundada em 1931, a Vinícola Aurora é a maior cooperativa vinícola do Brasil, reunindo mais de 1,1 mil famílias associadas que cultivam uvas em pequenas propriedades. Ao todo, a cooperativa conta com três mil hectares plantados com 56 variedades de uvas, distribuídos em 11 municípios da Serra Gaúcha. Na safra 2025, recebeu 71,6 milhões de quilos de uva e, historicamente, processa entre 10% e 15% de toda a produção do Rio Grande do Sul.
A Aurora possui três unidades industriais em Bento Gonçalves (Matriz, Unidade 2 e Vinhedos) e uma unidade de produção de uvas em Pinto Bandeira. Atualmente, 550 colaboradores trabalham para garantir que mais de 220 produtos, distribuídos em 12 linhas, cheguem aos 26 estados brasileiros e a diversos mercados internacionais.