Vinícola Aurora recebeu mais de 260 mil visitantes em 2025
Nos últimos cinco anos, Cooperativa Vinícola Aurora recebeu mais de 1,2 milhão de turistas em suas três unidades, na Serra Gaúcha

A Cooperativa Vinícola Aurora registrou, em 2025, o maior volume de visitantes de sua história. Ao longo do ano, 260.872 pessoas participaram das 11 experiências oferecidas nas três unidades da empresa, na Serra Gaúcha — número superior ao dobro da população de Bento Gonçalves. Com isso, a Aurora consolida-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Pioneira no enoturismo nacional, a vinícola implantou a primeira atração do Brasil em 1967.
Crescimento e retomada do turismo
O resultado de 2025 representa crescimento de 55% em relação a 2024 e de 7% na comparação com 2023, indicando a retomada do turismo após os impactos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Além disso, o desempenho reflete a ampliação e a qualificação das experiências oferecidas ao público, hoje distribuídas entre as unidades Aurora Città e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e Pinto Bandeira, no município homônimo.
Sazonalidade e experiências
Em 2025, os meses de julho, novembro e dezembro concentraram o maior fluxo de visitantes, impulsionados pelo turismo de inverno e pelas festas de fim de ano. Já para a vindima, entre janeiro e fevereiro, a expectativa é de cerca de 30 mil visitantes. Entre as atrações oferecidas, estão:
- visita guiada gratuita;
- degustação harmonizada com chocolates;
- piquenique nos vinhedos.

Com 11 experiências distribuídas entre Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, a Cooperativa Vinícola Aurora oferece um dos portfólios de enoturismo mais completos do país.
Estratégia e impacto regional
Somados os últimos cinco anos, mais de 1,2 milhão de turistas já passaram pelos roteiros da cooperativa. Segundo a gerente de Turismo da Cooperativa Vinícola Aurora, Ana Maria De Paris Possamai, o crescimento está diretamente ligado à estratégia adotada pela empresa.
“Ao longo dos últimos anos, criamos novas experiências, abrimos novas unidades e ampliamos nossos espaços. Hoje, o enoturismo é reconhecido como uma ferramenta estratégica para divulgar nossos produtos e ouvir diretamente o consumidor.”