Vinícolas buscam oportunidades na Finlândia

Usar a Finlândia como plataforma de exportação para a Rússia e os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia). Esta é a proposta do embaixador do Brasil na Finlândia, Norton de Andrade M. Rapesta, que abriu a Master Class (palestra com degustação) conduzida pelo sommelier finlandês Antti Uusitalo sobre os vinhos brasileiros para 30 jornalistas, sommeliers e compradores na sexta-feira, dia 9, no Restaurante Sundmans, o mais tradicional de Helsinque.

Duas negociações empolgaram o embaixador brasileiro, que convidou pessoalmente os compradores da Peter Justesen, líder mundial em compras “Duty Free” para diplomatas de todo o mundo, e da Tallink, uma das maiores empresas de transporte marítimo de passageiros e de carga que possui um “Duty Free” na travessia entre os países em torno do Mar Báltico. “O Brasil que é muito conhecido pelo futebol, pelo Carnaval e pela caipirinha, tem outras atrações a oferecer a vocês, como o vinho”, disse o embaixador na abertura da Master Class. “Além do mercado de 5 milhões de pessoas da Finlândia, as vinícolas brasileiras querem estabelecer negócios com os vizinhos, especialmente com os 10 milhões de habitantes de São Petesburgo, na Rússia”, anunciou o embaixador aos presentes.

O desafio é encontrar importadores que possam atender este mercado. A Peter Justesen mandou dois compradores da Dinamarca especialmente para o evento do Wines of Brasil, projeto de exportação dos vinhos finos brasileiros realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Magnus Skjorshammer, da Tallink, disse que “é grande a possibilidade dos vinhos brasileiros começarem a serem comercializados no “Duty Free” dos navios da sua empresa a partir de 2013. “Os vinhos brasileiros são muito bons, tem qualidade e preço competitivos. Agora, só temos de escolher os importadores que fornecerão os produtos a Tallink”, disse. A compradora da empresa deve ir ao Brasil ainda este ano visitar as vinícolas e degustar mais produtos.

A Embaixada do Brasil na Finlândia levará os vinhos brasileiros para a feira de gastronomia que acontece daqui 15 dias em Helsinque. “Vamos estar sempre presentes, servindo nossos vinhos em todos os eventos oficiais da Embaixada, estimulando o consumo dos rótulos brasileiros na Finlândia”, disse o embaixador.

Seis vinícolas – Aurora, Basso, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton – participaram da degustação de vinhos e espumantes brasileiros para jornalistas, sommeliers e compradores da Finlândia, Estônia e Dinamarca. O evento foi patrocinado pelo governo federal, por meio do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e do Itamaraty, via Embaixada do Brasil na Finlândia. 

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa