Vinícolas da Serra participam da ExpoVinis

Entre terça e quinta-feira, dia 26, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) participa na ExpoVinis 2012, a maior feira do setor da América Latina e uma das dez mais importantes do mundo. No espaço Vinhos do Brasil, estão presentes 23 vinícolas das diversas regiões produtoras do Rio Grande do Sul (Serra, Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Campanha, Altos dos Montes, Alto Uruguai e Campos de Cima da Serra). A 16ª edição do Salão Internacional do Vinho acontece em São Paulo, no Expo Center Norte.

Na Sala de Degustação Vinhos do Brasil, com espaço de 80 m², 11 palestras estão sendo apresentadas em parceria com o Senac/SP sobre os vinhos brasileiros, serviço do vinho e hábitos de consumo. “A Expovinis é a principal vitrine de vinho da América Latina”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. É neste palco que as vinícolas brasileiras mostram seus últimos lançamentos para um público superior a 20 mil pessoas, que têm a sua disposição mais de 400 expositores do mundo todo.

Degustação

O Ibravin promoveu uma degustação inédita de produtos das vinícolas presentes no estande. A degustação “Vinho brasileiro combina com tudo” escolheu três rótulos em cinco categorias diferentes, quatro delas que representam situações de consumo (Boa Mesa, Romance, Balada e Mesa de Bar), além de novidades (Inovação). A sexta categoria – Estilo – teve votação popular pela internet, alcançando mais de 2.000 participações no Facebook em três dias. 

Os rótulos foram escolhidos por meio de duas degustações às cegas, realizadas na sede do Ibravin, em Bento, com a seleção de cinco rótulos em cada categoria, que participaram da finalíssima em São Paulo para a eleição final de três produtos. Os jurados da Serra Gaúcha e de São Paulo foram escolhidos entre enólogos, sommeliers, consumidores e jornalistas. Assim, foram definidos os três rótulos de cada categoria expostos na Vitrine de Degustação do estande.

“Quando se fala em harmonização de vinhos, a primeira ideia que surge é a combinação da bebida com uma receita qualquer. Mas não é apenas com a gastronomia que o vinho brasileiro combina. Ele também é a companhia ideal para os momentos de lazer com os amigos, para um encontro com a pessoa amada, para embalar uma festa e, claro, para escoltar um prato especial”, afirmou o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “A realidade é que o vinho brasileiro tem qualidade para acompanhar qualquer momento de alegria cotidiana”, acrescentou.

Rótulos vencedores:

Boa Mesa: Perini 4 (Perini) / Casa Venturini Merlot Reserva (Góes e Venturini) / Giuseppe Garibaldi Brut (Cooperativa Vinícola Garibaldi)

Mesa bar: Casa Perini Prosecco (Perini) / Chalet Du Clermont Chardonnay  (Cooperativa Vinícola Garibaldi) / Salvattore Chardonnay (Salvador)

Balada: Monte Paschoal Moscatel (Basso) / Don Guerino Brut Rosé Malbec (Don Guerino) / Casa Venturini Vivere Brut (Góes e Venturini)

Romance: Monte Paschoal Moscatel Rosé (Basso) / Courmayeur Brut Rosé (Courmayeur) / Don Guerino Rosé Malbec (Don Guerino)

Inovação: Valmarino Brut Rosé (Valmarino) / Dunamis Cabernet Franc (Dunamis) / Dal Pizzol Touriga Nacional (Dal Pizzol)

Estilo (o vinho mais bonito do Brasil) – Dunamis Merlot 2011 (Dunamis) 

Convênio

A ExpoVinis ainda foi oportunidade para a assinatura de um novo convênio do projeto Wines of Brasil entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ibravin, na terça-feira, dia 24. Nos próximos dois anos, R$ 3,9 milhões serão investidos no projeto – número 32% superior ao do convênio anterior. 

As novas metas do projeto, que tem como objetivo posicionar o produto brasileiro no mercado internacional por meio da promoção do vinho fino engarrafado, visam atingir uma exportação de US$ 5,5 milhões este ano e US$ 7,5 milhões em 2013. Das 36 vinícolas associadas, 20 já são exportadoras. A intenção é alcançar 25 vinícolas exportadoras este ano e 30 em 2013.

 

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