Vinotech: onde a indústria encontra sua tecnologia

Mais tradicional dos eventos da Semana Internacional Brasil Alimenta, o Salão de Tecnologia para Vitivinicultura (Vinotech) é considerado o maior e mais representativo encontro do setor na América Latina. Ao lado da Envase Brasil forma um aglomerado de debates, salões e oportunidades de negócios para o setor, que se encontra no Parque de Eventos de Bento Gonçalves entre os dias 10 e 13 de abril.

Acompanhando o crescimento do mercado, a Vinotech se transformou em ferramenta indispensável de atualização e disseminação das novas tecnologias, produtos e serviços para o setor. Tudo a mostra para diretores e profissionais das indústrias vinícolas, enólogos e técnicos dos principais pólos vinícolas do país, entre eles Bento Gonçalves.

Tradicionalmente, o evento apresenta exposições de máquinas e equipamentos para vinificação, como enchedoras, dosadoras, rotuladoras, engarrafadoras, entre outros. Além disso, expõe na feira fornecedores de rolhas, tampas, cápsulas, embalagens em vidro, flexíveis, bag-in-box, rótulos, etiquetas, design gráfico, insumos vinícolas, equipamentos para laboratórios, filtração e publicações setoriais.

Espaço da ciência, do mercado e do enólogo

Paralelo à Vinotech será realizado um fórum de atualização em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, além do Quality Wine nos dias 11 e 12 de abril, este em conjunto com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a ABE (Associação Brasileira de Enologia).

O objetivo dos organizadores é desenvolver um ambiente propício à discussão, atualização técnica e interação entre pesquisadores, professores, estudantes, produtores e empreendedores, servindo como instrumento para o desenvolvimento científico e tecnológico da vitivinicultura brasileira, além de colocar em foco e ter como base os novos cenários do setor no país.

Contexto

O vinho brasileiro já circula pelo mundo inteiro. Atualmente, o Brasil é considerado uma das melhores regiões no mundo para o cultivo de uvas destinadas a produção de vinhos espumantes. No entanto, o setor ainda enfrenta dificuldades, principalmente relacionadas à queda na comercialização do vinho. Por isso, cada vez mais é necessário a modernização da viticultura, para qualificar a produção de uvas e tornar os vinhedos mais competitivos. Bento Gonçalves, onde ocorre a Vinotech, é a principal região produtora de vinhos do Brasil. Atualmente, o país possui mais de 1,1 mil vinícolas.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também