Visão embaçada pode indicar doenças como catarata
A visão embaçada geralmente indica um quadro de miopia, astigmatismo ou hipermetropia, principalmente em crianças e jovens. Mas esses sintomas podem indicar outra doença ocular chamada ceratocone.
A miopia pode surgir na idade pré-escolar e evoluir até os 20 anos de idade, se estabilizando depois, na maioria dos casos. A hipermetropia, por sua vez, pode aparecer desde o nascimento e, em alguns casos, regredir até seu desaparecimento. Já o astigmatismo evolui muito pouco e se mantém. Porém, se este astigmatismo evolui, ele pode ser sintoma de uma doença da córnea chamada ceratocone, quadro que deverá ser avaliado pelo oftalmologista e tratado com uso de lentes de contato ou até transplante de córnea.
Em alguns casos, as crianças não sabem informar se a visão está ou não embaçada. Daí a obrigatoriedade de os pais realizarem uma consulta entre os quatro e os seis anos de idade, mesmo que não haja nenhuma queixa ou não notem nada de anormal, como desvio dos olhos ou pupila branca, por exemplo.
Nos jovens, o embaçamento prejudica a visão nas aulas e no trabalho. E os adultos, muitas vezes, acham normal a visão embaçada. Por isso, são necessários exames periódicos após os 40 anos de idade para diagnosticar as causas mais comuns, que são glaucoma, catarata, degeneração da retina e presbiopia.
Nos casos em que a visão embaçada ou turva ocorre somente em um dos olhos, deve-se procurar imediatamente o oftalmologista. O embaçamento de apenas um dos olhos pode indicar tumor, neurite óptica, complicações do diabetes e AVC. Sempre que houver uma dúvida ou suspeita que a visão de um ou dois olhos esteja alterada, é recomendado procurar um oftalmologista para examinar a causa desta perda de visão.
Por Alfredo Tranjan Neto
Portal Minha Vida
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.